Grupo 04- Plano de Roubo
Marcos ficou
encantado pela casa de Eduardo, que inocente, não percebeu que o mesmo examinava-a minuciosamente e
fazia perguntas sobre sua família e a
rotina da casa. Descobriu que a mãe de Eduardo não ficava em casa nas quintas
feiras, que a porta lateral ficava
aberta para suas irmãs mais novas entrarem e, que a casa mais próxima ficava distante além de estar cercada por um
imenso jardim.
O plano de
roubar a casa de Eduardo já estava preparado na cabeça de Marcos, faltava
combinar com o seu comparsa e passar as informações obtidas. Quando chegou a
sua casa ligou ao seu companheiro de contravenções e combinaram que o roubo
seria na quinta-feira próxima, e que arrumaria um jeito de distrair o amigo
enquanto seu companheiro completava o serviço. Na quinta feira, Marcos chegou
sorridente e amigável como sempre na casa de Eduardo. Ligaram o som e enquanto
o ouviam, o comparsa de Marcos entrou na casa pela porta lateral e fez um limpa
em tudo o que encontrava de valor pela frente, seguindo as informações que
obtivera através de Marcos.
Quando Marcos
percebeu que já dera tempo de seu companheiro fazer o serviço, arrumou uma
desculpa e despediu-se de Eduardo. Foi direto ao encontro de seu comparsa.
Dividiram o produto do roubo e no dia seguinte mudou de cidade.
Eduardo desconfiou
do envolvimento do amigo somente após o seu desaparecimento, mas já era tarde.
Aprendeu a lição e nunca mais passou informações sobre a rotina de sua casa
para ninguém.
Alunos: Vânia
Márcia Foscheira
Messias Alves Muniz
MONTIVIDIU - GESTAR Dois.
ANÚNCIO
PLUBLICITÁRIO.
Está a procura de conforto, bem estar e felicidade?
OPORTUNIDADE ÚNICA!
Em meio a um lindo jardim com flores raras e extremamente belíssimas,
pedras na lateral das paredes estas vindas exclusivamente de Portugal, que
levava à enorme garagem com capacidade para 10 carros, que tamanho conforto
nenhuma outra casa podia oferecer.
Esta era dividida com sala de jantar, toda em porcelanas pratas e
cristais dando acesso a bela cozinha, onde já possui adequações necessárias.
Sua exuberância era tamanha que dos aposentos, parte superior do imóvel
se ouvia as mansas ondas batendo nas pedras e ao abrir as enormes janelas que
levava a sacada, tinha simplesmente uma visão extraordinária.
Trazendo assim além do conforto, bem estar e a tão esperada felicidade.
Não perca...
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Setor: Condomínio Sossego.
Telefone para contatos: As batidas do seu coração...
PROFESSORAS CURSISTAS: ALEXSSANDRA E CELIANE.
Cursista;
Marcelina de Fátima dos Santos Silva
Gênero
textual – Classificado
Tipo textual
– Descritivo
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acomodações: três suítes revestidas de mármore, um escritório revestido com
pedras, um closet, uma área de serviço, garagem para três carros, sala de estar,
sala de jantar, uma sala de jogos, possui também uma videoteca para as
crianças, um belo e bem cuidado jardim com uma grande área de lazer.
Ela fica localizada na Rua: Carlos
Antônio. Quadra 01 Lote 02 Centro.
Os interessados entrar em contato
pelo telefone (064) 88992233.
Atividade do 04 do gestar
Escola Municipal Armando Gomes da Fonseca
Diretora – Lori Sikorra dos Santos
Seqüência didática
Tempo Previsto - 2 aulas
Disciplina – Língua Portuguesa
Tema:
História de Montividiu
História em quadrimhos
Objetivos específicos:
_ Apresentar a história de formação da cidade de
Montividiu, destacando as principais famílias que desbravaram nossa região;
_ aprimorar o conhecimento acerca da nossa cidade e sua
história, destacando os primeiros fazendeiros e os primeiros comércios;
Habilidades:
_ Produzir histórias em quadrinhos de tradição oral;
_ Organizar e elaborar textos, identificando as idéias
centrais do texto ou história lida ou ouvida;
Desenvolvimento
1º Momento:
Fazer um levantamento sobre os primeiros fazendeiros e os
comércios de nossa cidade e também sobre a doação das terras a Nossa Senhora da
Abadia.
2º Momento:
Questionar os educandos sobre o que eles sabem sobre a
história de nossa cidade, como forma de levantar o conhecimento prévio dos
alunos;
3º Momento:
Apresentação do tema em slaid de fotos e textos sobre o
período de formação da cidade, destacando o papel dos fundadores das primeiras
fazendas e os primeiros comércios;
4º Momento:
Esclarecer as possíveis dúvidas que surgirem sobre o
tema, possibilitando a internalização do
mesmo para a realização das atividades;
5º Momento:
Proposição das atividades propostas para verificação da
aprendizagem;
6º Momento:
Ao termino da
realização das atividades escritas, as mesmas serão recolhidas para correção;
Avaliação:
Serão
observados todos os passos durante as atividades.
Escola Municipal Armando
Gomes da Fonseca
Diretora – Lori Sikorra dos
Santos
Professoras cursistas
ATIVIDADES 03 DO TP3 PÁGINA 149
_ Diga, com suas palavras,
como você acha que os seguintes provérbios, pensamentos e ditos populares devem
ser compreendidos ou interpretados.
_ Justifique qual é o tipo
textual predominante nos seguintes provérbios, pensamentos ou ditos populares:
1 _ As palavras são anões; os
exemplos são gigantes. ( Provérbio suíço)
a-
As atitudes são
muito mais importantes que as palavras.
b-
Descritivo –
Porque predominam os verbos de estado e qualificativos.
2_ A curiosidade matou o
gato.
a-
Cuidado porque se
você for muito curioso, poderá ser punido.
b-
Narrativo –
porque esta fazendo uma narração.
3_ Falar é prata; calar é
ouro. ( Provérbio popular)
a-
Às vezes se você
silenciar pode ser melhor do que falar.
b-
Descritivo
4_deus ajuda quem cedo
madruga. ( Ditado popular)
a-
Não basta apenas
esperar a ajuda de Deus; é necessário também cada um procurar fazer o que é
necessário.
b-
Expositiva
5- não faças aos outros o que
não queres que te façam. ( Ditado popular).
a-
Cada um deve
tratar os outros como gostaria que os outros o tratassem.
Pode ser prescritivo ou injuntivo.
ESCOLA MUNICIPAL ARMANDO GOMES DA FONSECA.
TUTORA: TEREZINHA.
CURSISTAS: ALEXSSANDRA, CELIANE, Mª CLAUDETE E MESSIAS.
2ª ATIVIDADE:
CRÔNICA
SALÁRIO MINIMO
SEISCENTOS E VINTE E DOIS
SEISCENTOS E VINTE E DOIS
SEISCENTOS E VINTE E DOIS
VIRGE MARIA QUE FOI ISSO PESSOAL?
AGORA SIM
SEISCENTOS E VINTE E DOIS
QUE AGORA SÓ VAI AUMENTAR O PREÇO DO MEU ARROZ
SOBE LUZ
SOBE AGUA
SOBE CARNE
SOBE GAS... E ATÉ MESMO A FARMACIA
MUITA CONTA
MUITA CONTA... MUITA CONTA
Ê SEISCENTOS E VINTE E DOIS!
A NOTÍCIA PROPAGADA
E POUCO A POUCO LASTIMADA
Ê SEISCENTOS E VINTE E DOIS
NO MERCADO / PAPELARIA
NA FRUTARIA
NO AÇOUGUE
E PADARIA
ÊTA PORCARIA!
QUANDO VAI PARAR ESSA CARISTIA.
VOU PRUM CANTO VOU PRO OUTRO
NÃO TEM COMO ESCAPAR
O JEITO AGORA É TRABALHAR
E MINHAS CONTAS PAGAR.
MUITA CONTA
MUITA CONTA
MUITA CONTA... O DINHEIRO NÃO VAI DAR!
Ê SEISCENTOS E VINTE E DOIS.
Professores Cursistas:
Glória, Ivone, Marcelina e Vania Márcia
Tutora: Professora Terezinha
Montividiu-GO
TRABALHO PRODUÇÃO DE TEXTOS
GESTAR II
TEXTO1- Crônica em versos
O Salário mínimo
E agora senhora Presidente?
Trabalhei muitos anos
Ganhando salário mínimo,
E pra aumentar minha renda,
E meus filhos poder alimentar,
Fui escravo do dinheiro,
Do relógio e do patrão.
Economizei muitos anos
Pra pagar a previdência
Pois, sonhava de um dia,
Poder me aposentar!
A idade chegou,
A aposentadoria também!
E agora senhora presidente?
O salário é tão mínimo
Que preciso pensar
o que vou fazer com ele
pois, a artrite, o bico de papagaio,
a pressão alta, a labirintite, o diabetes
exigem cuidados e medicamentos
que só o salário mínimo
pode ajudar.
E agora senhora presidente?
Como vou me sustentar?
Já não faço horas extras.
Já não vendo minhas férias.
Trabalhar já não posso,
Estou de férias permanentes.
Vê se tem dó de nós, brasileiros,
Trabalhadores artistas, heróis, mágicos,
Que driblamos os preços, que vencemos a inflação,
Que pagamos os impostos e apesar de tudo,
Amamos muito esta nação.
E agora senhora presidente?
Vê se baixa uma lei,
Um decreto ou qualquer coisa
Que aumente o salário mínimo
Pois do jeito que a coisa vai,
O mínimo vai me matar!
Tutora: Professora Terezinha
Montividiu-GO
TRABALHO PRODUÇÃO DE TEXTOS
GESTAR II
TEXTO1- Crônica em versos
O Salário mínimo
E agora senhora Presidente?
Trabalhei muitos anos
Ganhando salário mínimo,
E pra aumentar minha renda,
E meus filhos poder alimentar,
Fui escravo do dinheiro,
Do relógio e do patrão.
Economizei muitos anos
Pra pagar a previdência
Pois, sonhava de um dia,
Poder me aposentar!
A idade chegou,
A aposentadoria também!
E agora senhora presidente?
O salário é tão mínimo
Que preciso pensar
o que vou fazer com ele
pois, a artrite, o bico de papagaio,
a pressão alta, a labirintite, o diabetes
exigem cuidados e medicamentos
que só o salário mínimo
pode ajudar.
E agora senhora presidente?
Como vou me sustentar?
Já não faço horas extras.
Já não vendo minhas férias.
Trabalhar já não posso,
Estou de férias permanentes.
Vê se tem dó de nós, brasileiros,
Trabalhadores artistas, heróis, mágicos,
Que driblamos os preços, que vencemos a inflação,
Que pagamos os impostos e apesar de tudo,
Amamos muito esta nação.
E agora senhora presidente?
Vê se baixa uma lei,
Um decreto ou qualquer coisa
Que aumente o salário mínimo
Pois do jeito que a coisa vai,
O mínimo vai me matar!
TEXTO2- Produzir um poema ou crônica sobre Montividiu
Montividiu
Era uma vez um homem
Chamado Carlos Barromeu Peres
Que por amor e louvor a uma santa,
Suas terras fez doação.
Pedindo em troca, uma capela naquele chapadão.
A capela foi erguida e chamou a atenção
Nossa Senhora da Abadia abençoou aquele chão
Passando a se chamar, Arraial de Montividiu.
Seu progresso foi tamanho, não parou de crescer,
Em outubro de 1907, virou distrito de Rio Verde.
Os políticos da região lutaram pela emancipação,
Rio Verde, não aceitou, essa riqueza perder,
Lutou até onde pode, mas não conseguiu vencer,
Pois, o povo de Montividiu se uniu de coração.
Em 30 de dezembro de 1987, viu sua vitória final,
Deixou de ser distrito, está no cenário nacional.
Montividiu, não é uma cidadezinha qualquer,
Seu povo acorda cedo e começa a trabalhar
Unidos pela esperança de sua vida melhorar.
Nossa cidade é pujante, é amiga e especial.
Até já apareceu na Globo, no Jornal Nacional
TEXTO3
Criar uma propaganda sobre um produto
BARRACA DOS SONHOS
Não perca as últimas unidades!
Barraca dos sonhos!
Chega de ser sem teto!
Não pague mais aluguel, energia, IPTU ou água.
Tenha sua própria casa.
Instalação fácil e rápida.
Comprando a barraca dos sonhos
Você ainda tem outra vantagem,
pode levar em suas viagens e economizar hospedagem.
Seja inteligente!
GESTAR II – Programa de
Gestão da Aprendizagem Escolar
Atividade do TP3 –
Sequências Tipológicas, o tipo dissertativo – Pág. 119 – nº 03
As
facilidades e as dificuldades no mundo do trabalho
Cursista:
Vania Marcia Foscheira
O mundo do trabalho, atualmente, oferece algumas
facilidades e dificuldades que não existiam antigamente.
Com maior frequência, observa-se que o contato com as
informações está cada vez mais facilitado pelas novas tecnologias. Há mais
acesso a cursos profissionalizantes e de graduação, tanto a distância como
presencial, o que torna as pessoas mais qualificadas e preparadas para
conseguir uma vaga no disputado mundo dos negócios.
Nota-se com isso que o mercado de trabalho encontra-se
saturado, devido à presença de um grande contingente de pessoas qualificadas
disputando as vagas existentes, o que exige dos profissionais algo a mais em
seu currículo e, consequentemente,dificulta
a contratação dos mesmos. As empresas exigem profissionais que, além de
ter uma boa qualificação, tenham também espírito de liderança, que saibam
trabalhar em equipe e que tenham um bom relacionamento humano, não bastando ser
conhecedor de teorias.
Assim sendo, compete a cada profissional preparar-se da
melhor forma possível para vencer a concorrência e fazer a diferença no mundo
do trabalho.
Memorial
de Ana Muxuango
Aos
23 de abril de 1950, na cidade de Montividiu, nasceu Ana Muxuango, a primeira filha do casal Sibilino Muxuango e
Hermeneuta Muxuango. Ela viveu toda a sua
infância nesta cidade e após concluir o Ensino Médio, teve que se mudar para a capital porque tinha um grande sonho,
ser médica.
Com o passar do tempo, por causa de
sua vida solitária e por não ter conseguido ingressar no curso de medicina teve
uma defenestração, ficando assim impossibilitada de exercer por algum tempo atividades perfunctórias, que utilizassem as suas capacidades mentais.
Após um longo tratamento vituperado
e com a ajuda da sua melhor amiga
Falácia a única pessoa da qual conseguiu se aproximar, superou as dificuldades,
tendo sempre apoplexia diante de todas as situações que surgiam em sua vida
cotidiana.
Depois de tantos dissabores, Ana
Muxuango finalmente venceu na vida, conheceu o grande amor de sua vida, Antenor Euxoricídio, um famoso diretor de teatro
com quem se casou. Depois do casamento passou a se chamar Ana Muxuango Euxoricídio, conseguiu concluir
seu sonhado curso de Medicina e tornou-se uma médica ignóbil. Hoje, com 61 anos
de idade, é uma mulher realizada, pois é mãe de cinco filhos, avó de dez netos
e muito amada por todos.
E
da sua defenestração...
...Só
ficaram as lembranças.
Cursistas: Alexssandra Lira Rodrigues.
Ivone
Vaz Ribeiro Moreira.
Marcelina
de Fátima dos Santos Silva.
ESCOLA MUNICIPAL ARMANDO GOMES DA FONSECA.
CURSISTAS: ALEXSSANDRA, CELIANE, MESSIAS E Mª CLAUDETE.
MONTIVIDIU, 21 DE FEVEREIRO DE 2012.
1ª ATIVIDADE – TP5
NOTÍCIA
BOOOOMMMBAAAAA!!!
Resultado das escolas
de samba de S. Paulo acaba em pancadaria.
Na tarde de 21-02-2012 no Anhembi, quando todos aguardavam
ansiosos pelo resultado do desfile das escolas um jovem invade o local onde
apuravam os votos e toma das mãos dos apuradores os envelopes que continha as
notas e rasga-os, o mesmo sai correndo e para complicar mais a situação um
grupo de jovens incendeiam carros alegóricos, a policia intervém, encaminhando
assim até a delegacia alguns suspeitos, e prosseguindo a tão esperada apuração
e o resultado da escola vencedora.
Mais que vitória sofrida hein pessoal!!!
ESCOLA MUNICIPAL ARMANDO GOMES DA FONSECA.
CURSISTAS: ALEXSSANDRA, CELIANE, Mª CLAUDETE E MESSIAS.
POEMA
MONTIVIDIU
MINHA GENTE VEJA SÓ COMO É QUE É,
NOSSA HISTÓRIA COMEÇOU
COM UM HOMEM
MUITO ESPERTO
QUE VIU EM MONTIVIDIU
UMA TERRA DE PROGRESSO
CARLOS BARROMEU PERES
UM SENHOR MARAVILHOSO
INTELIGENTE E BONDOSO
DOOU SUAS TERRAS FERTEIS
E O POVOADO COMEÇOU
COM UMA SIMPLES CAPELINHA
NOSSA SENHORA DA ABADIA
QUE HOJE MINHA GENTE
TRANSFORMOU-SE
NA MAIS BELA DAS PAROQUIAS
CIDADE MARAVILHOSA
DE GENTE HONESTA
HUMILDE E TRABALHADORA.
A TODOS QUE AQUI SE ACHEGAM
SE VIER PRA TRABALHAR
SÃO MUITO EM ACOLHIDOS
MAS SE NÃO FOR BOA GENTE
NÃO SE NÃO FOR BOA GENTE
NÃO SE ASSENTE, VOLTE EMBORA
QUE AQUI NINGUEM TE QUER.
GESTAR II – Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Língua Portuguesa
Professores cursistas: Glória Maria; Maria Claudete; Messias
Produção de texto
O euxoricídio
Há muitos e muitos anos atrás, numa cidade muito estranha chamada Muxuango, viviam Hermeneuta e Sibilino.
Os dois moravam numa colina que ficava um pouco afastada da cidade, perto de uma falácia.
Hermeneuta era uma moça muito bonita, inteligente e gostava de ler, mas Sibilino era um ignóbil e não tinha conhecimento algum, passava o dia todo vituperado, andando pela falácia à procura de um tesouro que julgava existir ali.
Sibilino não gostava de receber visitas, quando percebia a presença de alguém pelos arredores de sua casa, dava logo um jeito de praticar defenestração e isso fazia com que as pessoas ficassem desorientadas e nunca mais voltassem lá. Com isso, Hermeneuta se sentia muito só.
Certa manhã, Hermeneuta foi encontrada morta nos arredores da falácia. Havia sinal de grande luta e violência. O xerife da cidade foi chamado para resolver o mistério e todos ficaram horrorizados com tamanha brutalidade feita com uma moça tão linda e meiga.
Durante as investigações, todas as evidências apontavam para Sibilino. Ele foi acusado de ter cometido euxoricídio, mas jurava ser inocente.
Após sofrer apoplexia, ele foi preso e durante o julgamento ele confessou o crime dizendo que matou por amor, pois descobrira que Hermenita havia encontrado o tesouro que ele tanto procurava e que ela ia fugir com Perfuctório, um belo rapaz da cidade.
ESCOLA MUNICIPAL ARMANDO GOMES DA FONSECA.
TUTORA: TEREZINHA.
CURSISTAS: ALEXSSANDRA, CELIANE, Mª CLAUDETE E MESSIAS.
PROPAGANDA
VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE COMPRAR O MAIS MODERNO E BONITO “SAPATEYTION” MODERNO, BONITO, CONFORTAVEL E POSSUI RODINHAS. IMAGINE VOCÊ CALÇAR O SAPATO E SEM PRECISAR DAR NEM UM PASSO ELE DESLIZA COM A MAIOR SEGURANÇA, POIS ELE É ACIONADO PELO SEU PENSAMENTO. NÃO DEIXE DE USAR.
Montividiu-Goiás, 21 de novembro de
2011.
ATIVIDADE
EM GRUPO
Produzir
um texto utilizando as palavras abaixo:
Muxuando, hermeneuta, viteperado,
defenestração, perfunctório, falácia, ignóbil, sibilino, euxoricídio,
apoplexia).
Título:
A traição
Um rapaz residente na cidade
Mairiporã-Acre, cometeu um euxoricídio,
o mesmo chegando em casa mais cedo, como de costume encontrou a sua bela esposa
de corpo violão, cabelos negros, lábios carnudos e olhos verdes num maior perfunctório com o seu primo Sibilino os mesmos estavam numa maior defenestração. O marido não se conteve
com as falácias dos vizinhos e
totalmente vituperado ataca a mulher
e o “muxuango” com pancadaria, sendo
que a vítima sofreu um ataque de apoplexia
na sala de visita de sua casa onde a vizinhança presenciava toda a cena.
Toda família e vizinhos
ficaram hermeneutas com toda a situação
apesar do rapaz ser muito ignóbio,
para a surpresa de todos.
O caso só foi solucionado
com a chegada da polícia que levou o triângulo amoroso e alguns vizinhos como
testemunhos encaminhados para uma minuciosa investigação no Departamento da
Polícia Civil do Estado.
Professoras: Celiane Rodrigues Nogueira
Terezinha Pereira Moraes
Vânia Márcia Foscheira
Montividiu-Goiás, 21 de novembro de
2011.
Palavras utilizadas no
texto:
Muxuango
Hermeneuta
Vituperado
Defenestração
Perfunctório
Falácia
Ignóbil
Sibilino
Euxoricídio
Apoplexia
Significado das Palavras:
AS EXIGÊNCIAS DO MERCADO DE
TRABALHO
O mercado de trabalho tem exigido
cada vez mais do profissional mais informações, capacitação para lidar com as
mais diversas tecnologias essas que a cada dia estão avançadas e com isso faz
com que o profissional esteja apto para atender e saber lidar com as
diversidades do mercado de trabalho em tecnologias.
O profissional enfrenta um mercado
de trabalho saturado devido as exigências de um profissional especializado em
atuar com as competitividades tecnológicas.
Faz-se necessário que cada
profissional se habilite para enfrentar as exigências do mercado de trabalho.
O mundo do trabalho
O mundo do trabalho
apresenta hoje à sociedade inúmeras facilidades, mas também muitas dificuldades
que antes não se encontrava.
O desenvolvimento
tecnológico tem aumentado e facilitado o acesso às informações, à escolaridade e
tem diversificado cada vez mais os tipos de trabalho, mas por outro lado tem
feito com que esse mundo se torne cada vez mais exigente e competitivo. Com
isso, as pessoas estão sendo impulsionadas a buscarem o aprimoramento
profissional para sobressaírem-se no meio de tantas que almejam conquistar um espaço
num mercado que exige uma formação profissional cada vez melhor.
Portanto, criar, inventar
e descobrir ações são imprescindíveis para aqueles que querem fazer parte dessa
competição e não querem ficar estagnados no tempo.
Alexssandra e
Ivone
GESTAR II – Programa de
Gestão da Aprendizagem Escolar – Língua Portuguesa
Professores cursistas:
Glória Maria; Vânia Márcia
Atividade do TP3 –
Sequências Tipológicas, o tipo dissertativo – Pág. 119 – nº 03
As
facilidades e as dificuldades no mundo do trabalho
O mundo do trabalho, atualmente, oferece algumas
facilidades e dificuldades que não existiam antigamente.
Com maior frequência, observa-se que o contato com as
informações está cada vez mais facilitado pelas novas tecnologias. Há mais
acesso a cursos profissionalizantes e de graduação, tanto a distância como
presencial, o que torna as pessoas mais qualificadas e preparadas para
conseguir uma vaga no disputado mundo dos negócios.
Nota-se com isso que o mercado de trabalho encontra-se
saturado, devido à presença de um grande contingente de pessoas qualificadas
disputando as vagas existentes, o que exige dos profissionais algo a mais em
seu currículo e, consequentemente,dificulta
a contratação dos mesmos. As empresas exigem profissionais que, além de
ter uma boa qualificação, tenham também espírito de liderança, que saibam
trabalhar em equipe e que tenham um bom relacionamento humano, não bastando ser
conhecedor de teorias.
Assim sendo, compete a cada profissional preparar-se da
melhor forma possível para vencer a concorrência e fazer a diferença no mundo
do trabalho.
Sequência didática sobre o
filme “Narradores de Javé”
Ano escolar: 8º e 9º ano
Tempo de realização: 4 aulas
Objetivos:
- Refletir sobre a importância
e as especificidades da linguagem oral e escrita.
- Valorizar posições distintas
entre opiniões diferentes relativas ao mesmo
Tema. Filme Narradores de Javé.
Conteúdo
- Linguagem oral e escrita;
- Diferentes opiniões.
- Diferenciação da norma culta
com linguagem coloquial.
Desenvolvimento:
1º momento:
Apresentação do título do
filme e mobilização dos conhecimentos prévios através dos questionamentos:
a) O que vocês esperam
encontrar em um filme com esse título?
b) Vocês sabem algo sobre este
filme?
c) O que vocês entendem pela
palavra “narradores”?
2º momento:
Partindo dos conhecimentos
prévios dos alunos, instigando a curiosidade acerca do filme.
3º momento:
Convidar os alunos para
assistirem ao filme.
4º momento:
Discussão coletiva acerca do
filme para comprovar ou não as hipóteses levantadas na primeira etapa.
5º momento:
Análise crítica (coletiva) do
filme.
6º momento:
Dividir a turma em dois grupos
e solicitar que eles julguem o comportamento de Antônio Bia.
7º momento:
Em cada grupo eles irão
elaborar argumentos de acordo com o ponto de vista que seu grupo vai defender
(contra X a favor).
8º momento:
Execução do debate.
Avaliação:
Será avaliado através da
observação da participação de todos e o empenho na realização das atividades
propostas e do debate.
Alunas cursistas:
Glória Maria Tinoco
Marcelina de Fátima dos Santos
Silva
Vânia Márcia Foscheira
Messias Alves Muniz
Maria Claudete de Quadros Dill
Sequência didática
sobre o filme “Narradores de Javé”
Objetivos
- Ampliar o repertório literário através da variedade linguística
- Identificar características do filme Narradores de Javé com os conceitos de letramento.
- Comparar semelhanças e diferenças físicas e psicológicas na descrição dos personagens de acordo com as dos mesmos.
- Analisar e comentar o filme posicionando-se criticamente de forma clara e coerente através da escrita.
- Ampliar o repertório literário através da variedade linguística
- Identificar características do filme Narradores de Javé com os conceitos de letramento.
- Comparar semelhanças e diferenças físicas e psicológicas na descrição dos personagens de acordo com as dos mesmos.
- Analisar e comentar o filme posicionando-se criticamente de forma clara e coerente através da escrita.
Público
alvo: 9º ano
Tempo estimado: 6 aulas
Tempo estimado: 6 aulas
Unidades didáticas:
·
Análise
oral do filme “Narradores de Javé”
·
Produção
de texto (análise do filme)
·
Leitura
de textos sobre letramento
·
Variedades
linguísticas (linguagem padrão e não padrão)
Material e necessário e recursos
didáticos
·
Filme
“Narradores de Javé”.
·
Vários
textos com conceitos de autores diferentes sobre “Letramento”.
·
Data
show;
Desenvolvimento
1º momento: Fazer um diagnóstico do conhecimento
prévio da turma sobre o que é letramento.
2º momento: Leitura individual e silenciosa de
textos xerocopiados sobre “Letramento”.
3º momento: Após cada leitura, encaminhar
conversas para que todos possam expressar seus pontos de vista sobre o que é
letramento.
4º momento: Análise com a turma das
características dos conceitos de letramento e os recursos linguísticos utilizados
pelos autores para descrevê-los.
5º momento: Assistir ao filme “Narradores de
Javé”.
6º momento: Analisar oralmente o filme dando
oportunidade a todos que quiserem manifestar-se.
7º momento: Fazer um paralelo do filme com o
letramento, pelo professor.
8º momento: Pedir que façam uma análise escrita
do filme, levando em consideração as seguintes questões:
·
O
que significa fazer o “papel da escriba”?
·
Qual
o papel do escriba naquela comunidade? E na nossa comunidade?
·
Analise
os traços de oralidade daquela comunidade. E na nossa comunidade como é?
·
Analise
o processo de construção da escrita do personagem que faz o papel de escriba e
na nossa comunidade escolar como nossos alunos fazem o processo de construção
da escrita?
·
Qual
a relação entre oralidade e escrita?
·
Analise
as práticas de letramento daquela comunidade. E na nossa comunidade como é?
·
Como
você percebe a relação entre ser alfabetizado e ser letrado no contexto do
filme? E na nossa realidade também é assim?
·
Em
que atividades práticas, no contexto da sala de aula, você exerce o papel da
escriba?
·
Qual
a importância do escriba na construção da leitura e da escrita?
Avaliação
Serão avaliados
coletivamente através das reflexões sobre o texto e filme citados e
individualmente através da análise escrita do filme.
Alunas cursistas:
Celiane
Ivone
Vaz Ribeiro Moreira
Alexssandra Lira
Autobiografia
Eu me
chamo Glória Maria Plácido Tinôco, nasci no dia 02 de junho de 1971 em uma
pequena fazenda no município de São Francisco de Goiás – GO.
Tive uma infância tranqüila,
juntamente com meus pais e 10 irmãos em uma fazenda, onde meu pai era professor
na pequena escola ao lado de nossa casa. Concluí a 1ª fase do Ensino Fundamental com
ele, mas para continuar meus estudos, fui morar com uma tia na cidade de São
Francisco.
Após concluir o Ensino
Fundamental me mudei para Goiânia e trabalhei como doméstica na casa de uma
família. Morei com eles dois anos, porém não quis continuar os estudos apesar
de todo apoio que recebia de meus patrões para que concluísse o Ensino Médio.
No ano de 1988 me mudei para a
cidade de Jaraguá, onde meus pais moravam na época e conheci meu primeiro amor,
nos casamos e no ano seguinte já estava esperando meu primeiro filho. Após três
anos de casamento conturbado, nos separamos e me mudei para a cidade de Rio
Verde – GO. Comecei a trabalhar como doméstica novamente, porque não tinha
qualificação nem estudo para outro tipo de serviço, estava sem rumo e sem
objetivo, não pensava em voltar a estudar e passava por dificuldades
financeiras, pois tinha um filho pequeno para sustentar.
Conheci meu atual marido no início
do ano de 1994, ele morava em uma fazenda no município de Montividiu, nos
casamos no ano seguinte e tivemos um filho.
Em 1998, já com 27 anos, devido à falta de
professor, fui convidada para trabalhar em uma pequena escola perto da fazenda
onde morava. Hesitei um pouco porque, além de não ter qualificação era a única
profissão que eu tinha certeza que não queria, mas mesmo assim aceitei o
desafio. Logo percebi que gostava do que fazia e adquiri amor pela profissão. Voltei
a estudar no ano de 1999, fiz o magistério – PROFORMAÇÃO e em 2002 comecei a
faculdade de Letras na faculdade da UEG em Santa Helena e concluí no ano de
2005. Fiz Pós-graduação de
Psicopedagogia pela EDUCON na cidade de Rio Verde.
Hoje trabalho na Escola Municipal
Bom Jardim que fica na zona rural de Montividiu, sou muito feliz naquilo que
faço e me sinto realizada pessoal e profissionalmente.
AUTOBIOGRAFIA
Aos
vinte e três dias do mês de janeiro de hum mil novecentos e cinquenta e oito
(23/01/1958) nasce em Rio Verde Goiás Messias Alves Muniz, filho de Dugrecino
Alves Muniz e Rita Oliveira Muniz, residente e domiciliado na Rua da Alegria
Qd. 16 Lt. 129, bairro Morada Feliz na cidade Montividéu – Goiás, casado com a
senhora Sirlene Eloi de Sousa, pai de duas filhas Michelle Thayana Muniz que
cursa o ultimo período de engenharia ambiental e Raissa Milena Muniz que cursa
o terceiro período de farmácia ambas estudam na Universidade de Rio Verde –
Goiás.
Messias
Alves Muniz sempre estudou em escola publica; pela UEG de Santa Helena de Goiás
cursou pedagogia, na área de gestão e coordenação. Fez “lumem” e pela Esecil
Universidade de rio verde concluiu o curso de “letras” estudou inglês pela
escola Fisk e mais tarde no CCAA. Tenho vários seminários e cursos de
aperfeiçoamento na área que sou formado.
Pós-graduado
em Psicopedagogia pela FAS Faculdade de Selviria Mato Grosso do Sul estou
terminando o curso do Gestar II, Proinfo, e recentemente finalizei o básico em
Teologia pelo IBADEP (Instituto Bíblico das Assembleias de Deus do estado do
Paraná)
Sou
Evangélico na graça de Deus, Pertenço a Igreja Assembleia de Deus campo Missão.
ESCOLA MUNICIPAL ARMANDO GOMES DA FONSECA.
TUTORA: TEREZINHA.
CURSISTA: ALEXSSANDRA.
BIOGRAFIA
Nascida no dia 6 de Julho de 1978,
Alexssandra Lira Rodrigues, filha de David Alves Rodrigues (caminhoneiro) e
Eulália Lira Rodrigues (enfermeira), na cidade de Rio Verde-GO, onde cursou
ensino fundamental na Escola Eugênio Jardim, Ensino Fundamental (2) no Colégio
Estadual do Sol e concluiu o Ensino Médio: Técnico em Magistério no Colégio
Martins Borges.
No inicio de 1997,
onde já estava habilitada a ministrar aulas para Ensino Fundamental, foi tentar
concursos para trabalhar como educadora. Quando então passou no Município de
Montividiu-GO, onde começou na Escola Municipal Lindolfo Camilo Cruvinel, como
professora do 2º Ano do Ensino Fundamental.
Sentindo cada vez
mais o gosto pela a leitura e escrita, teve então à vontade e a necessidade de
cursar uma faculdade para seu crescimento profissional e financeiro, passando
assim no vestibular para “LETRAS” em 2000, no ano de 2004 conseguiu concluir o
tão esperado curso superior na UNIVERSIDADE DE RIO VERDE (FESURV).
Sendo que no ano de
2003, já cursando Letras começou a ministrar aulas na ESCOLA MUNICIPAL CARLOS
BARROMEU PERES (como professora de Língua Portuguesa), que já no ano de 2004 a
Escola foi transferida para ESCOLA MUNICIPAL ARMANDO GOMES DA FONSECA, local
onde trabalha até os dias atuais como professora de Língua Portuguesa.
Hoje
casada com Wellington(Administrador), tendo uma filha Laura com 8 anos de
idade, morando em Rio Verde, trabalha com15 aulas de Língua Portuguesa na
Escola municipal Armando Gomes da Fonseca.
TUTORA: TEREZINHA PEREIRA MORAES
PROFESSORA CURSISTA: CELIANE RODRIGUES NOGUEIRA
BIOGRAFIA
Celiane
Rodrigues Nogueira, nascida em 19 de agosto de 1978 em Araripe – Ceará, filha
de João Luiz Rodrigues Neto (agricultor) e Maria Rodrigues Nogueira (do lar), residentes
no Distrito Alagoinha (Araripe).
Cursou
da Educação Infantil a 2ª série na Escola Municipal “Antonio Rodrigues Lima”,
no Distrito Alagoinha, concluindo a 4ª série na Escola Estadual “Coronel
Silvestre de Lima”, na cidade de Barretos – São Paulo, onde morou por (02) dois
anos e meio com seus avós, por quem foi criada.
Em
1991 retornou para a cidade de origem, concluiu a 8ª série no Colégio “João
Almino”, estudou no mesmo até o 2º ano (Técnico em Magistério). Em 1997 mudou
para a cidade de Rio Verde – Goiás e concluiu o Ensino Médio (3º e 4º Ano –
Técnico em Magistério) no Colégio Estadual “Martins Borges”.
Antes
de concluir o curso, já estagiava na própria escola e só depois de 02 (dois)
anos foi que ingressou na faculdade, cursou Letras Modernas na Universidade de
Rio Verde (FESURV).
Desde
criança adorava ler, motivo este, a escolha da profissão e do curso. A
preferência de leituras quando criança era: gibis, fotonovelas, revistas, foram
essas leituras de entretenimento que motivou a ler obras literárias.
Durante
o curso escreveu um livro infanto-juvenil (Molly) e uma crônica (Salário Mínimo
– adaptação do poema “Trem de Ferro”).
Atualmente
reside na cidade de Montividiu – Goiás, é professora, da rede municipal de
ensino, de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental e E.J.A (Educação de Jovens
e Adultos)
Escola Municipal “Armando Gomes da Fonseca”, foi professora da
Creche e Educação Infantil neste município (2003/2005). Exerce sua função
(professora) com dedicação e muita responsabilidade.
Biografia
Ivone Vaz Ribeiro
Moreira, filha de Ivaci José Ribeiro e Garvina Vaz Ribeiro, nasceu em 22 de
novembro de 1979, no Hospital Sagrado Coração de Jesus em Goiânia. Tem três
irmãos e viveu toda a sua infância e adolescência em Diorama, uma pequena
cidade de Goiás. Iniciou sua vida escolar muito cedo, aos cinco anos de idade
foi alfabetizada e em 1995, concluiu o curso Técnico em Contabilidade. Em 1996,
iniciou o curso de Letras na UEG, o qual foi concluído em 1999. Um ano após o
término da faculdade, casou-se com João Gomes Moreira e mudou-se para
Montividiu-GO, onde reside até os dias atuais. De 2001 a 2005 fez um curso de
inglês na FISK e atualmente trabalha como professora de língua portuguesa na
Escola Armando Gomes da Fonseca e como professora de língua inglesa no Colégio
CEM.
GESTAR II
Tutora
_ Terezinha Pereira Moraes
Cursista
_ Marcelina de Fátima dos Santos
Silva
Biografia
Marcelina
de Fátima dos Santos Silva nasceu
a 06 de
abril de 1967 na fazenda Nossa Senhora
da Aparecida no município de Santa
Helena de
Goiás-Go,
filha de Gerson Jerônimo dos Santos
e Fátima dos Santos.
Ainda criança mudou-se com
sua família para Castelândia-GO, onde viveu por um 2 anos, depois mudou-se para
uma fazenda no Município de
Montividiu-Go, onde foi morar com seus avós ficando lá por uns 3 anos. Mudou-se para a cidade de Caiapônia com sua mãe, onde
iniciou os estudos até completar o 2º grau. Cursou a 2º fase do Ensino
Fundamental no Colégio Estadual Previsto de Moraes e o Ensino Médio
(Magistério) no Colégio Municipal Nossa Senhora do Montesserrate em dezembro de
1988.
Casou-se aos 17 anos do qual
teve 2 filhos: Daniel Araújo dos Santos, que hoje está com 28 anos, formado em
Geografia e cursando contabilidade e Kárita Araújo dos Santos hoje com 26 anos,
formada em Ciências Biológicas.
Retornou à cidade de
Montividiu em 1989, casou-se com Sebastião Cesário da Silva. Cursou faculdade
de Letras Licenciatura Plena – Habilitação em Português e Inglês na FESURV de Rio Verde GO em dezembro de2002.
Pós Graduada em Métodos e
Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado Filho do RJ em setembro de 2006 e
em Língua Portuguesa pela Faculdade do Noroeste de Minas – FINOM em julho de
2008.
Atua na Rede
Municipal de Ensino há 20 anos, atualmente desempenha a função de Coordenadora
Pedagógica da Escola Municipal Armando Gomes da Fonseca.
Biografia
Maria Claudete Pereira de Quadros, filha de Artidor Rodrigues de Quadros e de Laura Pereira de Quadros. Nasceu dia 11 de julho de 1962, na cidade de Palmeira das Missões RS.
Casou-se com 19 anos com Luiz Antônio Menezes Dill, no dia 23 de Janeiro de 1982, passando a chamar-se Maria Claudete de Quadros Dill.
Mudou-se para Santa Bárbara do Sul, Rio Grande do Sul nesta mesma data.
Teve quatro filhos: Greyce 29 anos, graduada em Administração de Empresas, Jaqueline 26 anos, cursando Administração, Luiz Antônio Junior 19 anos, cursando Engenharia de Produção e Bruna 17, cursando Ensino Médio.
Em 30 de Julho de 2000, mudou-se para Montividiu GO, cursou Letras Modernas, na universidade de Rio Verde GO de 2001 á 2005. Fez pós-graduação de Psicopedagogia em EAD pela Eaducon do Paraná e Métodos e Técnicas de Ensino presencial pela universidade Salgado de Oliveira Filho do RJ.
Trabalhos escritos: Livro infantil “A Monstrinha” além de poema de cordel “A Procura de Meus Sonhos”, e artigos críticos. “O Senhor do Anéis” e “O preconceito nas obras de José de Alencar.
Prestou concurso público em Montividiu, em 2001 para auxiliar administrativo e passou. Começou a Trabalhar na creche municipal em Janeiro de 2002. Começou a lecionar na escola Carlos Barromeu Peres do 1º ao 5º ano em 2004 até 2010. Paasou no concurso para o magistério em 2008. Em 2011 saiu da escola Carlos Barromeu Peres e passou a lecionar na escola Armando Gomes da Fonseca Júnior, Montividiu GO.
BIOGRAFIA DE VÂNIA MÁRCIA FOSCHEIRA
Nasceu no dia 26 de Janeiro de 1960 na cidade de Sarandi- RS, sua infância foi normal como a de muitas crianças. Morou com uma tia, que era professora, dos 07 aos 14 anos de idade. Foi a partir daí que começou a ter contato com os livros. Muitas vezes deixava o trabalho de lado e lia escondida. Sua tia a colocava para fazer a leitura de seus primos e fazerem caligrafia juntos. Cursou o Ensino primário, o ginasial, o Segundo Grau na mesma cidade. Frequentava a biblioteca da cidade e devorava livros até madrugada. Mudou-se para Montividiu em 1984, trabalhou como Pró labore na Escola Estadual Rafael Nascimento por 05 anos na Alfabetização. Em 1989 foi convidada a trabalhar como professora no município de Montividiu e no mesmo ano prestou concurso Público da Prefeitura Municipal e passou. Em 1994 surgiu a oportunidade de fazer o curso do Projeto LUMEN, obtendo a habilitação para o Magistério, pois tinha o curso Técnico. Com o tempo, e insatisfeita pelos salários baixos, resolveu cursar Direito na FESURV, terminando em 1998. Não conseguiu deixar a profissão de professora por gostar do que faz. Trabalhou também no Colégio Evoluir como professora de língua Portuguesa e Literatura. Com as novas exigências educacionais, prestou vestibular na UEG de Santa Helena e passou para o Curso de Letras. É Pós-Graduada em Métodos e Técnicas de Ensino pela UNIVERSO e Pós-Graduada em Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adulto pelo IEF-Goiano. Continua trabalhando como professora, que é o que gosta de fazer. Como sempre foi apaixonada por Literatura, pretende escrever algo assim que se aposentar. No decorrer do Gestar II, escreveu o poema “Salário Mínimo” e em breve promete escrever outros.
MEMORIAL DE LEITOR.
No final dos anos 70, cheguei no dia 6 do mês de julho, onde o casal Eulália e David teve a felicidade de receber a primeira, dos quatro filhos que tiveram. Fui recebida com bastante alegria, pois era única, até o nome foi diferente “Alexssandra”, não gosto muito pela forma que é escrito e também pela pronuncia, embora eles achem lindo!
Como o casal trabalhava fora, tive logo que ficar pelos cuidados de minha avó materna, motivo pelo qual assumo que sou mimada e encrenqueira, achando assim que tudo tem que ficar da forma que acho correta, como boa canceriana que sou.
Residindo em Rio Verde, aos cinco anos de idade comecei minha vida escolar, na Escola Estadual Eugênio Jardim, ensino fundamental, da 5º a 8º série conclui no Colégio Estadual do Sol.
Naquela época tínhamos a oportunidade de escolhermos no ensino médio um curso técnico, logo sabia o que queria, pois magistério era um sonho, que nas brincadeiras infantis escolinha era a que mais gostava e a professora sempre eu era!
Aos 17 anos conclui o curso técnico em Magistério, no Colégio Martins Borges, fiz estágio remunerado na conclusão do curso e tendo assim cada vez mais a certeza de que professora era minha vocação. Tive na época a oportunidade de começar a trabalhar na zona rural, onde saía cedo para trabalhar na fazenda e só voltava no final do dia, trabalhado com crianças de séries diferenciadas ao mesmo tempo.
Com o passar do tempo busquei alcançar outros horizontes, prestando concursos, em Rio Verde e Montividiu, onde residiam alguns amigos que incentivaram, mas achei que ficaria em Rio Verde e foi ao contrario. Quando tive o resultado fiquei apreensiva com a nova mudança tanto profissional quanto pessoal, assumindo assim a 2º série na Escola Municipal Lindolfo Camilo Cruvinel, no ano de 1997, começando também minha faculdade de Letras que com algumas dificuldades foi interrompida, voltando logo após dois anos e concluindo o curso.
Durante este período de faculdade conheci Wellington, uma pessoa maravilhosa. Namoramos e veio à surpresa, descobri que estava esperando um bebê, resolvemos então nos casar e me considero uma pessoa feliz, pois consegui alcançar alguns de meus objetivos, sou mãe, esposa e professora. Tenho o prazer de trabalhar na Escola Municipal Armando Gomes da Fonseca, com Língua Portuguesa, que apesar de enfrentar alguns obstáculos é um sonho realizado!
ALEXSSANDRA LIRA RODRIGUES.
MONTIVIDIU-2011.
GESTAR II – Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Língua Portuguesa
Professora cursista: Glória Maria Plácido Tinôco
MEMORIAL
Nasci no dia 02 de junho de 1971 em uma fazenda no município de São Francisco de Goiás onde passei parte de minha infância.
Meu pai era professor e trabalhava em uma escola do lado da minha casa, então posso dizer que cresci rodeada de livros. Fui alfabetizada por ele que era muito severo e exigia mais dos filhos para que esses servissem de exemplo para os demais, o que foi bom para mim, pois tudo que sou hoje devo ao empenho que ele teve para me preparar para o futuro.
Quando meu pai precisava ir à cidade, eu o substituía na sala de aula, sob o olhar atento de minha mãe, que era a merendeira da escola, Gostava muito e me sentia importante por isso, mesmo assim não desejava ser professora, pois achava uma profissão muito sofrida e mal remunerada na época.
O tempo foi passando, me casei e mudei para uma fazenda no município de Montividiu e no ano de 1998 surgiu uma oferta de emprego em uma escola perto de minha casa, estava faltando professora, no primeiro momento pensei em recusar, mas apesar de não ter formação adequada, aceitei o desafio, o que foi ótimo, pois descobri que era isso mesmo que eu queria.
Então comecei a correr atrás do tempo perdido, fiz o Proformação, que é o mesmo magistério e não parei mais, me graduei em Letras, fiz pós-graduação em Psicopedagogia e não pretendo parar por aqui, gosto de estar sempre buscando novos conhecimentos e inovando minha prática. Trabalho com as disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa na Escola Municipal Bom Jardim, zona rural, uma colônia russa. Procuro sempre estimular meus alunos a lerem, pois é através da leitura que eles poderão ampliar o conhecimento, tanto na parte oral quanto na escrita.
Hoje tenho o maior orgulho de dizer “sou professora”.
Montividiu, 20 de março de 2011
Meu memorial de leitor
Minha História de vida começa em uma tarde do dia 26 de Janeiro de 1960 na cidade de Sarandi- RS, quando vim ao mundo. Minha infância foi normal como a de muitas crianças, mas como meus pais eram pobres, aos sete anos fui morar com uma tia, irmã de meu pai, juntamente com meus avós, para eu cuidar de um primo. Lembro-me do 1º dia de aula. A sala era decorada com cartazes das vogais. Nunca esqueci. No mesmo ano com o falecimento de meu avô, fiquei com medo e quis voltar para a casa de meus pais. Na metade do ano seguinte, uma tia, irmã de minha mãe foi me buscar para eu estudar e cuidar de dois priminhos, e de um bebê que acabara de nascer, de nome Giovana. Minha tia era professora, e foi a partir daí comecei a ter contato com livros. Morei com minha ela até os 14 anos, muitas vezes deixava o trabalho de lado pegava um livro e lia escondida. Lembro que minha tia me colocava para tomar a leitura de meus primos e fazermos caligrafia juntos. O tempo passou, terminei o ginasial, o Segundo Grau e minha matéria favorita era o Português. Meu professor era um padre, muito rígido que nos chamava para falarmos os verbos na frente dos colegas e tínhamos que saber todos os tempos. Eu era frequentadora da biblioteca da cidade e devorava livros. Lembro-me de ficar lendo até madrugada. Mudai para Goiás, fiz o curso do Lumen, para poder lecionar. Trabalhei com alfabetização como professora pró-labore do Estado por 5 anos. Prestei concurso para professora do município de Montividiu em 1989, comecei a lecionar e, como estava insatisfeita com a profissão pela falta de valorização, resolvi fazer o curso de Direito na FESURV, mas para continuar na sala de aula, resolvi cursar Letras na UEG de Santa Helena, por ser apaixonada por Literatura. Continuo até hoje como professora, que é o que gosto de fazer. Hoje ando lendo menos, devido ao excesso de carga horária, mas nunca deixo de ler algo. Quando eu aposentar, que será em breve, pretendo escrever crônicas ou contos.
Vania Márcia Foscheira
MEMORIAL GESTAR 2011
Messias Alves Muniz nascido aos 23 dias de janeiro de 1958, cidade de Rio Verde – GO, filho de Dugrecino Alvez Muniz e Rita Oliveira Muniz, licenciado pela a UEG em Pedagogia na área de Gestão e Coordenação, Letras pela a Universidade de Rio Verde (FESURV), estudou inglês pelo FISK, C. English for couise e C.C.A.A. Pós graduado pela F.A.S. em Psicopedagogia e vários cursos e seminários na área de formação.
Casado com Sra. Sirlene Eloi Sousa, pai de duas filhas: Michele Thayana 20 anos está finalizando Engenharia Ambiental, Raíssa Milena 17 anos cursa o 2º período de farmácias ambas na FESURV.
Tem 22 anos de magistério em sala de aula na área Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna ( Inglês). Morador e domiciliado à rua da alegria Q. 16 L. 129 Morada Feliz em Montividiu - Goiás
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