quinta-feira, 19 de abril de 2012

TP3 - Encontros para estudo do TP3 Gêneros e Tipos Textuais




Encontro  28. 03



Encontro 11.04




Encontro 14.02



Encontro 18.04




Encontro 21 02



Encontro 21. 03




                                                         TP3  
            Secretaria Municipal de Educação de Montividiu-Go
            Gestão de Aprendizagem Escolar – Gestarll
            Tutora: Terezinha Pereira Moraes

Relatório de estudo do TP3- Gêneros e Tipos Textuais
Unidade: 9 e 10
Seção: 1-2-3
Objetivo
Relacionar gêneros textuais e competência sócio comunicativa
Identificar as diferenças e semelhanças na organização dos textos;
Distinguir tipos e gêneros textuais.

1º Momento:
Slide _ A Rosas brancas reflexão - sobre felicidade e realização pessoal
Slide _ TP3 – Gêneros e tipos textuais

2º Momento: 
Discussão sobre as práticas para melhorar o ensino dos gêneros textuais proposta pelo programa Gestar ll

3º Momento:
Leitura dos textos do TP3 _ Unidade 9 e 10  discussão dos textos, preparação para aplicação de atividades
em sala.

4º Momento: 
Realização de oficinas e atividades com gêneros textuais em sala de aula.

5° Momento:
Apresentação das oficinas dos cursistas e das oficinas em sala de aula.
Oficinas:

Cursistas: Oficina – 05
Sala de aula – Projeto –1

TP3
Secretaria Municipal de Educação de Montividiu-Go
Gestão de Aprendizagem Escolar – Gestarll
Tutora: Terezinha Pereira Moraes

Relatório de estudo do TP3
                                                Unidade 11 e 12
Seção –  1-2-3 Gêneros e Tipos Textuais
Objetivos:
·         Caracterizar as sequências tipológicas;
·         Caracterizar a relação entre gêneros e tipos textuais;
·         Reconhecer a transposição de um gênero textual para outro.

 1º Momento:
            Slide – O mundo sem as mulheres de armando Jabor – importância e grandeza
das mulheres
            Slide – TP3 – Tipos e gêneros textuais

2º Momento:
            Discussão sobre as práticas para melhorar o ensino dos gêneros e tipos textuais  proposto
pelo programa Gestar ll.

3º Momento:
            Leitura dos textos do TP3 – Unidade 11 e 12, discussão sobre como desenvolver as atividades
e preparação para aplicação das mesmas em sala de aula.

4º Momento:
            Realização de oficinas e atividades com gêneros textuais em sala de aula.

5° Momento:
            Apresentação das oficinas dos cursistas e das oficinas em sala de aula.

Oficinas:
Cursistas: Oficina – 06
Sala de aula: Projeto 2 -



Oficina de estudo 04.04 Cursistas



Oficina de estudo 28.02 Cursistas



Atividades relativas ao Projeto do Gestar II

SEQUENCIA DIDATICA - BIOGRAFIA
Cursista: Alexssandra
           Passos para o desenvolvimento:

1º MOMENTO: Levar para a sala de aula uma boneca Emília, e questionar os alunos. Em seguida falar que era uma personagem do Sítio do Pica pau Amarelo e que o autor é Monteiro Lobato.
2ºMOMENTO: Através de o Data show introduzir a biografia de Monteiro Lobato  com  algumas  fotos suas  e de  suas obras em diferentes situações.
3º MOMENTO: Ler em sala o texto sobre a biografia de Monteiro Lobato. 
4º MOMENTO: Após a leitura, os alunos irão até a lousa e responderão perguntas sobre a vida do autor e suas principais obras.    
Nome completo:
Data e local de nascimento:
Nome dos pais e dos irmãos:
Ordem de nascimento em relação aos irmãos:
Características da sua personalidade:
Brincadeiras infantis:
Hábitos de leitura:
Livros que gostava de ler:
Travessuras que praticava.
Todos esses dados nos permitem conhecer melhor a vida do escritor. A partir deles, podemos escrever uma biografia (bio= vida; grafia= escrita).
Biografia é o relato da vida de uma pessoa.  (Nesta etapa, os alunos pintarão as personagens do Sítio do Pica pau Amarelo)
5º MOMENTO: O próximo passo trabalhar em duplas, e fazer a biografia do outro.
6º MOMENTO: A última atividade  o aluno irá pesquisar a sua própria história no Registro de nascimento,   escrevendo os principais acontecimentos de sua vida.

AVALIAÇÃO: Serão avaliados através de participação e atividades propostas.





GESTAR II – Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Língua Portuguesa
Professora cursista: Glória Maria Plácido Tinôco

Sequência didática
1 – Tema: Texto biográfico
2 – Objetivo específico
- Identificar que tipos de informações constituem um texto biográfico
3 - Metodologia
1º momento: Questionamentos para descobrir o que os alunos sabem sobre biografia;
2º momento: Apresentação da biografia de Carlos Drumond de Andrade, leitura e análise das informações contidas na mesma;
3º momento: Leitura e análise da biografia de outros autores contida no livro didático;
4º momento: Proposição para que cada aluno elabore sua própria biografia em 3ª pessoa;
5º momento: Revisão e reescrita da biografia produzida;
6º momento: Apresentação oral das biografias para os colegas.





Oficina 01 Gestar
Escola Municipal Armando Gomes da Fonseca
Diretora – Lori Sikorra dos Santos
Seqüência  didática
Tempo Previsto  - 2 aulas
Disciplina – Língua Portuguesa
Tema: Biografia

Objetivos específicos:
Demonstrar a importância de uma biografia para o conhecimento da vida e obra de personalidades da nossa historia.
Capacitar os alunos para que redijam sua  própria biografia.
Habilidades:
Identificar as características do gênero em estudo;
Perceber a ideologia e a intencionalidade dos textos biográficos;
Coletar e registrar dados biográficos;

Desenvolvimento:
1º Momento:
 Através de questionamentos orais, levantar o conhecimento prévio dos alunos sobre “Biografia”.
2º Momento:
Elaborar junto com os educandos a origem da palavra e definição  do termo “biografia”, favorecendo a conclusão, de que ela é uma   palavra de origem grega e que nasceu da fusão de duas palavras,  o radical “bio” significa vida e “grafia”  e “grafia”  significa escrita.
3º Momento:
Apresentação da biografia do poeta Fernando Pessoa, através do Data Show , bem como um de seus poemas, o poema “Navegue”;
4º Momento:
Proposição de entrevista, em que um educando questionava um colega sobre dados da sua vida. 
5º Momento:
Será distribuída aos alunos a Xerox contendo um modelo de certidão de nascimento com lacunas para que cada um complete com seus dados pessoais;
6º Momento:
Não houve;
7º Momento: 
Ao término da atividade envolvendo   a certidão de nascimento as folhas respondidas serão recolhidas pela professora para correção e caso seja necessário serão devolvidas para que os alunos realizem as correções de erros detectados pela professora;
Avaliação:
Será avaliada a participação dos alunos durante o desenvolvimento de todas as atividades propostas, bem como a atividade respondida por eles.





Biobrafia Monteiro Lobato

Passos para o desenvolvimento do Projeto 

1- Levei para a sala de aula uma boneca Emília, e questionei  os alunos se sabiam como se chamava.  Em seguida falei  que era uma personagem do Sítio do Pica pau Amarelo e que o autor era Monteiro Lobato.
2- Levei  o Data show  para a sala de aula com a biografia de Monteiro Lobato  com  algumas  fotos suas  e de  suas obras em diferentes situações.
3- Em seguida lemos em sala o texto sobre a biografia de Monteiro Lobato. 
Após a leitura, os alunos iam até a lousa e respondiam perguntas sobre a vida do autor e suas principais obras.    
Nome completo:
Data e local de nascimento:
Nome dos pais e dos irmãos:
Ordem de nascimento em relação aos irmãos:
Características da sua personalidade:
Brincadeiras infantis:
Hábitos de leitura:
Livros que gostava de ler:
Travessuras que praticava.
Todos esses dados nos permitem conhecer melhor a vida do escritor. A partir deles, podemos escrever uma biografia (bio= vida; grafia= escrita).
Biografia é o relato da vida de uma pessoa.  (Nesta etapa, os alunos pintaram as personagens do Sítio do Pica pau Amarelo)
4- O próximo passo foi trabalhar em duplas, um fazendo a biografia do outro.
5- A última atividade  o aluno pesquisou a sua própria história no Registro de nascimento,   escrevendo os principais acontecimentos de sua vida.







SEQUENCIA DIDATICA - BIOGRAFIA
Cursista: Messias
           Passos para o desenvolvimento:
1º MOMENTO: Levar para a sala de aula uma boneca Emília, e questionar os alunos. Em seguida falar que era uma personagem do Sítio do Pica pau Amarelo e que o autor é Monteiro Lobato.
2ºMOMENTO: Através de o Data show introduzir a biografia de Monteiro Lobato  com  algumas  fotos suas  e de  suas obras em diferentes situações.
3º MOMENTO: Ler em sala o texto sobre a biografia de Monteiro Lobato.
4º MOMENTO: Após a leitura, os alunos irão até a lousa e responderão perguntas sobre a vida do autor e suas principais obras.  
Nome completo:
Data e local de nascimento:
Nome dos pais e dos irmãos:
Ordem de nascimento em relação aos irmãos:
Características da sua personalidade:
Brincadeiras infantis:
Hábitos de leitura:
Livros que gostava de ler:
Travessuras que praticava.
Todos esses dados nos permitem conhecer melhor a vida do escritor. A partir deles, podemos escrever uma biografia (bio= vida; grafia= escrita).
Biografia é o relato da vida de uma pessoa.  (Nesta etapa, os alunos pintarão as personagens do Sítio do Pica pau Amarelo)
5º MOMENTO: O próximo passo trabalhar em duplas, e fazer a biografia do outro.
6º MOMENTO: A última atividade  o aluno irá pesquisar a sua própria história no Registro de nascimento,   escrevendo os principais acontecimentos de sua vida.

AVALIAÇÃO: Serão avaliados através de participação e atividades propostas.





Cursista: Ivone
Fábulas

1º momento 
Assistimos ao vídeo “A cigarra e a formiga”, depois fizemos uma roda de ideias para comentarmos sobre a moral da mesma, aproveitamos o momento para fazermos um paralelo entre a história e a vida de estudante.

2º momento
Apresentei a fábula “O leão e o ratinho” aos alunos através de slides; fizemos a interpretação oral da mesma e em seguida comentamos sobre o gênero fábulas que também foi apresentado usando o data show. 

3º momento
Aproveitando a moral da fábula “O leão e o ratinho”, realizamos a dinâmica do balão com o propósito de trabalhar valores como: respeito, união e ajuda mútua.

4º momento
Os alunos escolheram a moral de uma das fábulas trabalhadas e escreveram outras histórias e ilustraram-nas.





RELARÓRIO DE AULA MINISTRADA
GÊNERO TEXTUAL “RECEITA”
Cursista: Celiane
A atividade abaixo foi desenvolvida pelos alunos dos 8ºs anos com o auxilio da professora Celiane Rodrigues Nogueira no dia 24 de fevereiro de 2011, com objetivo de apresentar gêneros textuais, enfatizando o gênero “Receita”.
Inicialmente foram apresentadas várias receitas culinária, fazendo a leitura de algumas em seguida apresentei a “Receita da Felicidade”, instiguei-os a observarem a estrutura textual das duas receitas. Após a observação pedi que recriassem algumas com títulos livres, as mesmas foram compartilhadas com todos  da sala através de roda da leitura.
Ao término da aula realizamos culminância degustando alimentos de duas receitas: pão-de-queijo e risoles essas feitas pelas próprias alunas (Pamela, Jaqueline, Fernanda, Caroline e Natália).
RECEITAS DOS ALIMENTOS DEGUSTADOS
Pão-de-queijo
Natália
04 copos de polvilho
01 copo de óleo
01 copo de água mais 02 dedos
01 copo bem cheio de queijo
01 colher (sopa) rasa de sal
08 a 10 ovos
Preparo
Colocar o polvilho em uma vasilha em seguida esquente o óleo e a água até abrir fervura e escalde o polvilho, não deixa a massa esfriar muito quando ainda estiver morno vai colocando os ovos um a um até dar o ponto de enrolar a massa não deve ficar muito, deixe e por último o queijo ralado. Modelar e assar em forno quente em 180º C.
Risoles
Fernanda
03 xícaras de chá de água
02 envelopes de sazon
½ xícara de chá de óleo
03 xícaras de farinha de trigo
Farinha de rosca para empanar
Óleo para fritar
Recheio
01 peito de frango
01 cebola
Salsinha a gosto
Sal e tempero a gosto
Preparo
Cozinhe o peito de frango deixe esfriar depois desfie-o e tempere a gosto (reserve).
Massa: Leve ao fogo a água com o óleo e o sazon assim que ferver adicione toda a farinha de trigo de uma vez, cozinhe mexendo sem parar até soltar totalmente do fundo da panela. Deixe esfriar.
Abra a massa com o cortador em formato de círculo.
Recheie os risoles, passe no ovo na farinha de rosca e frite.
Como ser um bom
Robson Luiz e Carlos Vinnicius
01 xícara de comportamento
02 copos de educação
½ litro de respeito
2 kg de humildade
01 dúzia de companheirismo
01 kg de inteligência
Preparo
Misture todos os ingredientes e coloque na sua memória até o fim de nossas vidas e aqueça eternamente.
Rendimento
Assim terá inteligência que precise para ser no futuro um bom profissional.
Receita de um bom aluno
Danilo Lopes Cardoso – 8º ano “D”
02 copos de dedicação
½ xícara de inteligência
01 colher de organização
02 xícaras de espertude
01 copo de respeito
01 kg de pensamento positivo
03 doses de paciência
Preparo
Misture tudo e coloque dentro da sala de aula por um tempo infinito.
Rendimento
Para todos que buscam um futuro melhor.
Receita da Amizade
Heitor, Leonardo e Rafael – 8º ano “A”
½ xícara de sinceridade
03 kg de harmonia
01 xícara de paciência
01 pitada de compreensão
03 kg união
1/5 caridade
Preparo
Misture tudo dentro de uma grande panela e mexa bastante, depois divida com seus amigos
Rendimento
Para todos que buscam a amizade sincera.
Amizade de verdade não se separam, apenas seguem caminhos diferentes.
A receita do carinho
Letícia de Paula Moraes
Ingredientes
02 xícaras de amor
01 colher (sopa) de afeto
02 colher (sopa) de responsabilidade
01 xícara de saúde
03 xícaras de fé
Tempo: Durante muitos anos.
Preparo
Pegue todos os ingredientes em uma forma diferente, coloque as 02 xícaras de amor mais as 03 xícaras de fé.
Depois adicione 01 colher de afeto, 02 xícaras de responsabilidade.
Cobertura
Coloque 01 xícara de saúde e 03 colheres de humildade.
Quantidade
Pra você, e todos quem você ama.
Receita para ser um bom aluno
Dheny Cleya e Poliana
Ingredientes
10 livros por mês
100 kg de criatividade
500 kg de educação
500 kg de responsabilidade
Preparo
Misture os 10 livros, 100 kg de criatividade, 500 kg de educação e 500 kg de responsabilidade.
Bata bem e coloque no forno do seu coração pelo resto de seus estudos.
Recomendado para todos os alunos.
Receita para ser um bom professor
Dheny Cleya e Poliana
Ingredientes
100% de dedicação exclusiva ao magistério
01 grande porção de interesse, vontade
07 salários mínimos 
01 pitada de criatividade
20 alunos em cada sala
Senso de humor à vontade
01 ambiente favorável a aprendizagem
Material didático diversificado e de qualidade
Preparo
Peneire a dedicação exclusiva, o interesse à vontade, a criatividade, bata o salário, o número de alunos por sala o senso de humor e misture o material didático ao entusiasmo.
Bata tudo, leve ao forno moderado e sirva em porções generosas.
Para todos os professores.




2ª Oficina

Sequência didática
Cursista: Messias
Série: Gestar 2011
Tempo previsto: 02 duas semanas
Temas: texto injuntivo e produtivo
            Bulas de remédio e previsão de tempo e signo

1º momento:
            Preposição de um diagnóstico prévio sobre o conhecimento dos alunos sobre os remédios: vocês leem uma bula antes de tomar um remédio?
            Vocês saibam a diferença entre remédio de caixa(tarja) preta e convencional.
            Tomar remédio com excesso pode levar a morte?
            Devemos tomar remédio sem o conhecimento médico?
2º momento
            Usando bulas, formulários, signos e previsão do tempo os alunos foi colocado ao conhecimento dos alunos a maneira correta de lê-los e entender como usar esses remédio, compreendendo a importância dos signos e previsão do tempo.
3º momento
            Proposição de uma atividade em equipe de 04 alunos para responder algumas questões sobre o tema e fazer colagem de bulas, signos e previsão do tempo e discutindo a cada passo escrito nas receitas e previsão de tempo.
4º momento
            Os alunos individualmente apresentou as suas conclusões encontradas nas pesquisas feita em sala de aula e em conjunto com os outros alunos.




Sequência didática
OFICINA – DESCRIÇÃO

1º Como na parte de gramática já estava trabalhando com adjetivos, iniciei apresentando a figura da Mônica (Turma da Mônica) historia em quadrinhos, de Mauricio de Sousa;

2º Num bate papo fomos apresentando as principais características da personagem, como era fisicamente e emocionalmente;

3º Com os dados coletados, montamos um pequeno texto no quadro, juntos, onde as idéias foram organizadas e transferidas para o caderno;

4º Através do data show, eles assistiram e ouviram um tira da historia em quadrinhos da Mônica seguida do conceito sobre descrição de personagens;

5º Utilizei de Xerox, onde busquei diversos personagens descritos, com gravuras e a descrição dos mesmos;

6º Para avaliar trabalhei atividades significativas no quadro, e uma dinâmica onde em duplas eles puderam conhecer um pouco melhor o colega e assim descrevendo-o fisicamente e psicologicamente;

7º Ao termino das atividades montamos um mural na sala, onde utilizamos a gravura da Mônica e suas principais características, fixando assim sua descrição;

8º Com sugestões dos próprios alunos, resolvemos que cada um traria de casa seu objeto “brinquedo” favorito para que pudesse descrevê-lo, seguido assim de um pequeno texto para leitura e apreciação das produções.
                                                                                                  PROF.ª: Alexssandra.








GESTAR II – Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Língua Portuguesa
Professora cursista: Glória Maria Plácido Tinôco

1 – Tema: Texto descritivo
2 – Objetivo específico
- Caracterizar sequências tipológicas descritivas e narrativas.
3 - Metodologia
1º passo – Levantamento prévio com os alunos sobre o conhecimento da turma no tema em estudo;
2º passo – Explicação sobre descrição de algum objeto, pessoas, etc, e sobre características físicas e psicológicas das pessoas;
3º passo – Entrega de um balão para cada aluno, pedir que escrevam o nome e coloque dentro do mesmo;
4º passo – Pedir para encher os balões e que solte os na sala de aula para que se misturem em seguida cada um pega um balão;
5º passo – Cada aluno estoura seu balão e diga o nome do colega que encontrou dentro do mesmo;
6º passo – Pedir que faça uma descrição física e psicológica do colega;
7º passo – Elaboração de um parágrafo com as descrições ditas sobre o colega, em seguida farão também um parágrafo narrativo, tendo o colega como personagem principal;
8º passo – Junção do parágrafo descritivo e narrativo, formando um texto coerente;
9º passo – Revisão do texto produzido.




Descrição
Cursista: Ivone

1º momento 
 Foi realizada uma roda de ideias para que os alunos falassem sobre o que sabiam sobre descrição. Em seguida, foi feita a introdução desse gênero textual através de cartaz.

2º momento
Pedi aos alunos falassem algumas características que foram escritas no quadro.

3º momento
Foram colocadas várias figuras em uma caixa; escolhi algumas figuras e fiz a descrição das mesmas para que eles adivinhassem  o que era. Depois, alguns alunos foram escolhidos para continuarem a atividade.

4º momento
Os alunos foram divididos em grupos e fizeram a descrição escrita de alguns lugares para a montagem do mural.

5º momento
Foi feita a leitura e a interpretação do texto: “Mãe que faz e acontece”. Depois, os alunos fizeram a descrição de suas mães.




Oficina 02 do gestar
Escola Municipal Armando Gomes da Fonseca
Diretora – Lori Sikorra dos Santos
Cursista: Marcelina

Seqüência didática
Tempo Previsto - 2 aulas
Disciplina – Língua Portuguesa
Tema: Texto Argumentativo
Objetivos específicos:
_ Comentar as características de um texto argumentativo e sua importância para que os alunos possam identificá-los em seu dia-a-dia;
_ Demonstrar aos alunos que o texto argumentativo, tem que convencer o leitor através de mensagem.
Habilidades:
_ Produzir textos numa situação real de uso, considerando sua finalidade, os possíveis leitores e as características do gênero.
­_ Perceber a ideologia e a intencionalidade dos diferentes tipos de textos.
_ Produzir textos utilizando os elementos e as características próprias do gênero.
Desenvolvimento
1º momento: Questionamento  orais para levantar o conhecimento prévio dos alunos  sobre texto argumentativo.
2º Momento: Explicar como é um texto argumentativo e sua função.
3º Momento: Apresentação de um texto argumentativo “O desemprego em Portugal”.
4º Momento: Preposição de uma Produção de texto através de gravuras.
5º Momento: As gravuras serão mostradas no Data Show e os educandos redigirão o texto em uma folha.
6º Momento: Preposição de um momento de leitura onde cada aluno poderá ler o seu texto.
7º Momento: Ao término da atividade, as folhas serão recolhidas pela professora para correção.
8º Momento: Montagem de um mural com as produções ilustradas pelos alunos.


Avaliação:
Serão avaliados participação e desempenho nas atividades.

Atividades Propostas
Observe a gravura e redige um texto argumentativo
 ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________









Sequência didática
OFICINA – DESCRIÇÃO

1º Como na parte de gramática já estava trabalhando com adjetivos, iniciei apresentando a figura da Mônica (Turma da Mônica) historia em quadrinhos, de Mauricio de Sousa;

2º Num bate papo fomos apresentando as principais características da personagem, como era fisicamente e emocionalmente;

3º Com os dados coletados, montamos um pequeno texto no quadro, juntos, onde as idéias foram organizadas e transferidas para o caderno;

4º Através do data show, eles assistiram e ouviram um tira da historia em quadrinhos da Mônica seguida do conceito sobre descrição de personagens;

5º Utilizei de Xerox, onde busquei diversos personagens descritos, com gravuras e a descrição dos mesmos;

6º Para avaliar trabalhei atividades significativas no quadro, e uma dinâmica onde em duplas eles puderam conhecer um pouco melhor o colega e assim descrevendo-o fisicamente e psicologicamente;

7º Ao termino das atividades montamos um mural na sala, onde utilizamos a gravura da Mônica e suas principais características, fixando assim sua descrição;

8º Com sugestões dos próprios alunos, resolvemos que cada um traria de casa seu objeto “brinquedo” favorito para que pudesse descrevê-lo, seguido assim de um pequeno texto para leitura e apreciação das produções. 
                                                                                                  PROF.ª: Vania. 




Sequência didática
OFICINA – DESCRIÇÃO

1º Como na parte de gramática já estava trabalhando com adjetivos, iniciei apresentando a figura da Mônica (Turma da Mônica) historia em quadrinhos, de Mauricio de Sousa;

2º Num bate papo fomos apresentando as principais características da personagem, como era fisicamente e emocionalmente;

3º Com os dados coletados, montamos um pequeno texto no quadro, juntos, onde as idéias foram organizadas e transferidas para o caderno;

4º Através do data show, eles assistiram e ouviram um tira da historia em quadrinhos da Mônica seguida do conceito sobre descrição de personagens;

5º Utilizei de Xerox, onde busquei diversos personagens descritos, com gravuras e a descrição dos mesmos;

6º Para avaliar trabalhei atividades significativas no quadro, e uma dinâmica onde em duplas eles puderam conhecer um pouco melhor o colega e assim descrevendo-o fisicamente e psicologicamente;

7º Ao termino das atividades montamos um mural na sala, onde utilizamos a gravura da Mônica e suas principais características, fixando assim sua descrição;

8º Com sugestões dos próprios alunos, resolvemos que cada um traria de casa seu objeto “brinquedo” favorito para que pudesse descrevê-lo, seguido assim de um pequeno texto para leitura e apreciação das produções. 
                                                                                                  PROF.ª: Celiane. 




Oficina 05 do Tp 03

Professoras cursistas:Gloria Maria Plácidos Tinoco
                                    Ivone Vaz Ribeiro Moreira
                                    Marcelina de Fátima dos Santos Silva
                                    Vânia Márcia Foscheira

Tema:
Gênero literário e não literário e tipos textuais.
Objetivos específicos:
Ø  Apresentar, às demais cursistas, orientações básicas para elaboração de textos, literário e não literário juntamente com os tipos textuais a partir de temas apresentados para que possam favoreça a elaboração dos mesmos.
Ø  Identificar textos literários dos não literários com vários textos apresentados para que possam identifica-los.
Ø  Reconhecer os vários tipos textuais observando toda a sequencia tipológica.

Ø  Habilidades:  
Ø  Identificar os elementos existentes nos textos literários e não literários.
Ø  Discutir sobre a configuração e elaboração de texto literário e não literário.
Ø  Analisar e refletir sobre os tipos de textos e suas sequencias tipológicas.

Desenvolvimento:
1º Momento:
Propor questionamentos orais, sobre o tema para fazer um levantamento do conhecimento prévio, dos demais cursistas, sobre a construção de textos literários e não literários.
2º Momento:
Explicar como é a construção de um texto literário e não literário e seus elementos para uma boa apresentação de idéias.
3º Momento;
Apresentação de temas diversos para que os cursistas escolham um deles para construir o texto literário e não literário esses temas serão apresentados através de slids.
4º Momento:
Proposição de uma produção de texto oral em forma de um debate para em seguida redigir por escrito observando a sequencia tipológica.
5º Momento:
Proposição de um momento de leitura onde cada cursista poderá ler o seu texto.
6º Momento:
Ao término da atividade, as folhas serão recolhidas pela professora para uma possível correção.. 
Avaliação
Serão observados  nas atividades orais e também nas atividades escritas, sanando as duvidas.



ESCOLA MUNICIPAL ARMANDO GOMES DA FONSECA.
TUTORA: TEREZINHA P. MORAES.
PROFESSORES CURSISTAS: ALEXSSANDRA, CELIANE, MESSIAS E Mª CLAUDETE.
SEQUENCIA DIDATICA – OFICINA 6 – TP 3

TEMAS A SEREM TRABALHADOS:
 - Gênero textual (crônica dissertação e narração)

    HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
- Identificar os elementos e as características dos gêneros em estudo;
- Desenvolver a capacidade de analise critica;
- Analisar os usos das linguagens presentes no texto.

      DESENVOLVIMENTO:
1º MOMENTO: Apresentação de charges seguido de cartaz com texto e exposição;
2º MOMENTO: questioná-los as temáticas abordadas no texto, charges e reflexão dos mesmos;
3º MOMENTO: instigá-los questionamentos voltados às temáticas onde expressem, suas opiniões (orais) sobre os assuntos abordados;
4º MOMENTO: Distribuição de texto: Composição Salário Mínimo, entre outros que abordem o tema estudado;
5º MOMENTO: Leitura coletiva dos textos a serem trabalhados;
6º MOMENTO: Identificação no próprio texto “SALARIO MINIMO” os gêneros textuais que o mesmo apresenta (crônica, narração, dissertação e argumentação) perguntas referentes ao texto;
7º MOMENTO: Realização de exercícios de fixação para melhor compreensão dos eixos a serem desenvolvidos.

           AVALIAÇÃO: Será através da participação individual e coletiva dos exercícios, sejam orais e escritos.     





Nenhum comentário:

Postar um comentário