Encontro 03.10
Encontros 17.10
Encontros 17.10
Encontros 22.10
Encontros 22.10
Encontros 31.10
Of.TP5 Apresentação Cursistas
Plano de Aula
Os provérbios no cotidiano...
Planejamento para disciplina de Português – 7º ANO “C”
Planejamento para disciplina de Português – 7º ANO “C”
·
Disciplina: Português
Conteúdo: Provérbios
Tema: Os provérbios no cotidiano...
Conteúdo: Provérbios
Tema: Os provérbios no cotidiano...
Objetivo:
Explorar os provérbios que utilizamos no dia a dia
Explorar os provérbios que utilizamos no dia a dia
Material:
Folha sulfite, caderno, lápis e borracha.
Folha sulfite, caderno, lápis e borracha.
Conhecimento prévio:
Conhecer o significado da palavra provérbio.
Conhecer o significado da palavra provérbio.
Atividade motivacional:
Questionar a turma sobre o que são provérbios. Pedir para quem souber alguns provérbios para que os contem.
Questionar a turma sobre o que são provérbios. Pedir para quem souber alguns provérbios para que os contem.
Encaminhamento metodológico:
Explicar o que significam os provérbios.
Explicar o que significam os provérbios.
Provérbios ou ditados populares são frases que apresentam conselhos e/ou
ensinamentos. São fórmulas prontas de raciocínio, que nos permite falar sem
pensar muito. Surgem da boca do povo, mas nem sempre usam de sabedoria.
Pedir para que os alunos citem exemplos de provérbios. Contribuir
exemplificando alguns:
- Faça o que eu digo, mas não faça o
que eu faço.
- Cada cabeça uma sentença.
- Deus ajuda quem cedo madruga.
- Quem não arrisca não petisca.
- Cada cabeça uma sentença.
- Deus ajuda quem cedo madruga.
- Quem não arrisca não petisca.
Avaliação:
Em uma folha sulfite, entregar provérbios para serem analisados e interpretados individualmente.
Em uma folha sulfite, entregar provérbios para serem analisados e interpretados individualmente.
Leia estes provérbios e escreva o que significam:
a) Filho de peixe, peixinho é.
b) Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.
c) Um dia da caça, outro do caçador.
d) Em boca fechada não entra mosca.
e) A galinha do vizinho é sempre mais gorda.
f) Não se pode julgar um livro pela capa.
g) Nem tudo que reluz é ouro.
h) É uma faca de dois gumes.
i) Em terra de cego, quem tem um olho é rei.
j) Quando a esmola é demais, o santo desconfia.
b) Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.
c) Um dia da caça, outro do caçador.
d) Em boca fechada não entra mosca.
e) A galinha do vizinho é sempre mais gorda.
f) Não se pode julgar um livro pela capa.
g) Nem tudo que reluz é ouro.
h) É uma faca de dois gumes.
i) Em terra de cego, quem tem um olho é rei.
j) Quando a esmola é demais, o santo desconfia.
ALEXSSANDRA.
GESTAR II – Programa Gestão da Aprendizagem Escolar -
Língua Portuguesa
Professora cursista: Glória Maria Plácido Tinôco
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA
Tema:
Recurso
de estilo
Objetivo
específico
- Analisar a escolha do recurso de estilo utilizada,
verificando-se de que maneira se consegue com ela efeitos de estética e de
expressividade.
*
Conteúdo
- Estilística
*
Metodologia
- Conversa informal sobre o que cada um entende por
estilo;
- Leitura do poema “Café com pão” feito pela professora
com entonação e expressividade;
- Formação de grupos de dois e distribuição dos poemas: A
casa; O pato; O relógio e As borboletas para os grupos;
- Propor que cada grupo crie um estilo diferente para
leitura do poema;
- Apresentação dos poemas e discussão sobre o estilo
usada por cada grupo para apresentação dos mesmos;
- Discussão sobre quais recursos foram utilizados pelos
autores para dar expressividade e musicalidade aos poemas lidos;
- Leitura e análise oral e escrita do poema Café com pão;
Atividade 05 do
gestar
Escola Municipal Armando Gomes da Fonseca
Diretora – Lori Sikorra dos Santos
Professora – Marcelina de Fátima dos Santos Silva
Tempo Previsto - 2 aulas
Disciplina – Língua Portuguesa
Série _ 9º Ano
Seqüência didática
Tema:
Estilistica
Coerência textual
Objetivos específicos:
_Identificar a importancia da coerência textual para que o
mesmo tenha uma boa interpretação de
textos, bem como favoreça a ampliação do seu domínio na redação de textos.
_ Reconhecer o estilo do texto visualizando que cada
autor tem o seu estilo.
_ Reconhecer o que é uma coerência textual visualizando uma aprendizagem de melhor eficacia
ao adquirir a habilidades de compreender e redigir textos expressando tal
caractéristica.
Habilidades:
_ Refletir sobre o valor da coerência textual em frases
e textos para uma efetiva comunicação de idéias e mensagens.
_ Dialogar sobre as caracteristicas de um texto que tenha
coerência e outro que não tem;
_ Organizar e elaborar textos com coerência;
Desenvolvimento
1º Momento:
Questionar os educandos sobre o que eles sabem sobre
coerência textual fazendo um levantamento de conhecimento previo para posterior
apresentação do tema em pauta.
2º Momento:
Apresentação do tema através de um texto com coerência e outro texto sem coerência, pedir para os alunos lerem os
textos e fazer a comparação dos mesmos verificando qual a diferencia entre os
dois, destacando suas caractéristicas.
3º Momento:
Esclarecer as possíveis dúvidas que surgirem sobre o tema,
possibilitando a internalização do mesmo para a realização das atividades;
4º Momento:
Serão distribuidas as atividades xerocopiadas para os educandos a
professora fará a explicação de como devem ser respondidas as atividades;
O texto de Pedro Paulo Pereira
Pinto para os educandos completar com as palavras que estão faltando, e o texto “A
unidade das imagens” onde os mesmos irão produzir uma história após a
enumeração das imagens dando sequência na história.
5º Momento:
Realização das atividades propostas para verificação da
aprendizagem,sendo feita uma leitura
pela professora para um melhor compreensão e posteriomente os alunos procederão
à realização das mesmas.
6º Momento:
Ao término da
realização das atividades escritas, as mesmas serão corrigidas juntamente com
os alunos verificando se houve dúvidas
para um novo esclarecimento sobre as mesmas;
Avaliação:
Serão observados todos os passos durante as atividades,
levando em conta a participação dos alunos no desenvolvimento das mesmas.
TP 5 ESTILO COERÊNCIA E COESÃO
GESTAR 5ª OFICINA
Tempo
previsto 05 aulas
Tema
Estilo de música e instrumentos
Cursista: Messias
Objetivo:
Despertar os alunos para a
sonoridade, ritmo de cada instrumento, ao mesmo tempo relacionar as musicas
conforme o seu estilo de vida.
1º
momento
Promover uma discussão sobre o tema
em estudo onde os alunos poderão comentar sobre qual instrumento ou estilo de
música que gosta.
2º
momento
Proposição de uma reflexão através
do poema orquestra para que os alunos possam reconhecer os instrumentos na
ilustração; esclarecer duvida de vocabulário.
3º
momento
Será passado no quadro o poema
“Orquestra”
No
dia em que a flauta cisma
De
brigar com o violino
Cada
um toca mais alto
Cada
um toca mais fino
No
seu canto o violoncelo,
Bonachão,
escuta sério
Enquanto
o piano aberto
Ri
seu riso comprido
Ai
o trombone acorda
E
acaba com a folia
Ensurdece
todo mundo
Com
seu vozeirão.”
Elza Beatriz
4º
momento
Proposição de uma interpretação do
poema oral:
a)
Que “arma” a
flauta e o violino usam para brigar?
b)
O poema revela
que a flauta e o violino são capazes de produzir um certo estilo de som
Que estilo é esse.
c)
Que foliam os
instrumentos estava fazendo?
d)
Que “arma” o
trombone usava para acabar com a folia?
5º
momento
Os alunos produzirão um texto falando o estilo de
música que curte no seu dia a dia em forma de poema, e ao mesmo tempo
desenharam instrumentos musicais.
6º
momento
Proposição de apresentação de alguns
estilos de som diferenciado com o Samuel da Assembleia de Deus e sua equipe.
Avalição
Será
realizado através de registro e o desempenho dos alunos e o desenvolvimento das
atividades propostas e análise dos materiais produzidos pelos alunos.
JOGO DA COESÃO E COERÊNCIA
Organização da classe
- Posicionar a turma em circulo
Capacidades a serem trabalhadas
- Assimilar que uma frase nasce da junção de diferentes palavras
- Desenvolver a coerência e a coesão, trabalhando com o conceito de frase.
Material
- Quatro cubos com seis palavras cada (para cada cubo seis embalagens tetra pak de leite)
- Fita adesiva larga
- Fita adesiva colorida
- Palavras impressas (cubo 1- artigos e pronomes, cubo 2 – substantivos, cubo 3 – verbo de ligação, cubo 4 – adjetivos).
Desenvolvimento
- Posicionar a turma em círculo
-Escolher em cada momento quatro alunos para jogarem os dados simultaneamente
- Ler com eles as palavras sorteadas
- Questioná-los sobre como ordená-las para formar uma frase
- Permitir que variem os vocábulos em gênero, número e grau
- Após a estruturação de cada frase, outro grupo deverá jogar os cubos novamente, o que deve acontecer respeitando-se o nível de envolvimento e a necessidade da turma.
- Combinar com os alunos o número de frases das que foram estruturadas durante a atividade e que vão registrar em seus cadernos, cada aluno escolherá a frase de sua preferência.
Coesão e Coer. Celiane 14.11
Sequência
didática
Cursista: Gloria
1 - Tema: Relações lógicas
2 – Tempo previsto: 5 aulas
3 - Objetivos específicos
- Identificar as relações lógicas na construção de
sentidos do texto;
- Organizar informações dando coerência e sentido ao
texto;
4 – Metodologia
- Entregar para os alunos um texto xerocopiado fora da
ordem original dele e pedir que façam uma leitura silenciosa;
- Após a leitura, questionar sobre o que entenderam do
texto lido;
- Pedir que tentem ordenar o texto e façam uma nova
leitura do mesmo;
- Dialogar sobre a importância da ordem das informações
para que o texto tenha entendimento;
- Entregar uma atividade xerocopiada contendo dois textos
embaralhados para que os mesmos os coloquem na sequência correta;
- Questionar sobre quais pistas foram seguidas e se os
textos tinham sentido antes da ordenação;
- Finalizar com uma receita com todas as informações
desordenadas para que seja colocada em ordem de acordo com a estrutura da
mesma;
6 – Avaliação
Será
feita através da observação da participação dos alunos nas atividades propostas
e do conhecimento adquirido no decorrer das mesmas.
Oficina
06 do gestar
Escola Municipal Armando Gomes da Fonseca
Diretora – Lori Sikorra dos Santos
Professora _ Marcelina de Fátima dos Santos Silva
Tempo Previsto - 2 aulas
Disciplina – Língua Portuguesa
Série _ 9º Ano
Seqüência didática
Tema:
Coesão textual
Relações lógicas no texto
Objetivos específicos:
_ Reconhecer e empregar artigos, pronomes e conjunções em
textos diferenciando a coesão lexical e a gramatical juntamente com a relação
lógica do texto.
_ Identificar as características da coesão lexical e
gramatical, diferenciando-as e exercitando sua aplicação em textos e frases.
_ Reconhecer que todo texto tem uma sequência de seus
acontecimentos visualizando as relações lógicas dos mesmos, fazendo afirmação
ou negação dos fatos.
_ Ter noções básicas de coesão e relações lógica do
texto.
Habilidades:
_ Produzir textos observando a coesão e suas relações lógicas dos acontecimentos.
_ Reconhecer e
analisar elementos linguísticos responsáveis pelo estabelecimento da coesão
textual.
_ Identificar a interdependência
semântica entre os elementos constituintes de um texto responsáveis pelo
estabelecimento da coesão e a relação lógica do mesmo, observando a negação ou
afirmação dos fatos.
Desenvolvimento
1º momento:
A professora fará um questionamento oral sobre o que o
educandos sabem sobre coesão e relações lógicas do texto, identificando o
conhecimento prévio dos mesmos para então fazer a apresentação do tema em
estudo de forma mais ampla.
2º Momento:
Apresentação do tema através de pequenas definições no
quadro giz e logo após a professora fará a explicação sobre o mesmo mostrando
que coesão diz respeito às articulações gramaticais existentes entre palavras,
frases e orações no plano lingüístico.
3º Momento:
Após a explicação dialogada com os alunos, deverão ser
esclarecidas todas as possíveis dúvidas existentes na sala, possibilitando uma
aprendizagem com mais eficácia
4º Momento:
Aplicação de exercícios sobre coesão textual e relações
lógicas no texto, possibilitando, aos alunos, a identificação das
características expressas nos temas estudados.
5º Momento:
Correção das atividades, sanando as possíveis dúvidas.
Avaliação:
Serão avaliados na participação e desempenho nas
atividades.
6ª OFICINA
Série: 6º ano
Cursista: Messias
Tema: Coesão e Coerência
Objetivo:
Analisar a construção da coerência em textos verbais e visuais.
1º momento: Promover uma sondagem em sala de aula sobre o tema proposto “Coerência e Coesão” para avaliar o conhecimento dos alunos, em seguida distribuir um xerox da biografia do jogador de futebol Neymar da Silva Santos Júnior.
2º momento: Proposição dos significados de “Coerência e Coesão”, passando na lousa, explicando que a coerência é a ligação de cada uma das partes do texto com o seu todo, de forma que não haja contradição.
3º momento: Desvendando um enigma fazendo uma leitura de imagens que permite construir algumas ideias a respeito das figuras colocadas na lousa de uma pessoa famosa do Brasil.
4º momento: Comentando oralmente pelo professor várias pistas desta pessoa da foto, por exemplo: quando foi tirado, onde nasceu as grandes vitórias que muito alegram a população brasileira.
5º momento: Passado na lousa a biografia da pessoa em discussão para melhor o desvendamento por parte dos alunos para ver quem descobre que é.
6º momento: Será colocada na lousa uma seqüência de retrato da carreira de Airton Senna e em seguida pedir aos alunos que faça um texto coerente com os fatos em sequências.
RELATÓRIA DA 6ª OFICINA
Foi uma aula muito participativa e até mesmo empolgante quando expus a biografa de Neymar na lousa, cada aluno comentou um pouco sobre sua vida deste ídolo brasileiro, de sua importância para o mundo futebolístico nacional.
Por outro lado fiz uma leitura de duas imagens que permitiu os alunos a construir algumas ideias a respeito das “pistas” ou informações sobre cada cena.
Veja o exemplo:
Esta foto foi tirada em 1967, na zona norte de São Paulo. O garoto da foto nasceu em 1960, teve uma vida repleta de grandes emoções. Logo rapaz, foi campeão numa modalidade de esporte muito especial de alto risco. Ele representou muito bem o Brasil em suas competições e por muitas vezes balançou como ninguém a Bandeira Brasileira, em comemoração as vitórias que conquistou...
Com essas informações os alunos não tiveram dúvidas todos acertaram o esporte Fórmula 1, mas todos disseram que eram Rubim e apenas disse que era Seninha e um garoto acertou de cheio Airton Senna do Brasil, e em seguida produziu um belo texto sobre esses atletas em anexos.
Oficina
9 do TP 5
Professoras cursistas:Gloria Maria
Plácidos Tinoco
Ivone Vaz
Ribeiro Moreira
Marcelina
de Fátima dos Santos Silva
Vânia
Márcia Foscheira
Tema:
Coerência
e Coesão textual
Objetivos
específicos:
Ø Pesquisar no
dicionário ou em Gramática o significado das palavras: coerência e coesão.
Ø Identificar as
características próprias de textos que apresentem coerência e coesão textual.
Ø
Ler,
interpretar e redigir textos com temas interessantes exercitando o
reconhecimento das características próprias dos temas em estudo possibilitando
o exercício da criação de textos pelas demais cursistas.
Desenvolvimento:
1º Momento:
Propor
questionamentos orais, sobre o tema para fazer um levantamento do conhecimento
prévio, dos demais cursistas, sobre as características da coerência e coesão
textual.
2º Momento:
Orientar
as cursistas para que pesquisem em dicionário ou Gramática da Língua Portuguesa
a definição dos termos coerência e coesão.
3º Momento;
Apresentação
de textos diversos em slides, para que os cursistas façam a identificação das
características que compõem um texto com coerência e coesão, através de
questionamentos orais.
4º Momento:
Proposição
de uma produção de textos, explorando os recursos da coerência e da coesão,
alguns temas serão propostos.
5º Momento:
Proposição
de um momento de discussão onde cada cursista poderá ler o seu texto para as
colegas.
Avaliação
A
participação de todos durante as atividades.
ESCOLA MUNICIPAL ARMANDO GOMES DA FONSECA.
CURSISTAS: ALEXSSANDRA, CELIANE, Mª CLAUDETE E MESSIAS.
TUTORA: TEREZINHA.
OFICINA – 10 – TP 5 UNIDADE 20 – RELAÇÕES LÓGICAS NO TEXTO
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
TEMAS A SEREM TRABALHADOS:
-COERENCIA / COESAO;
- EXPRESSAO (ORAL / ESCRITA);
- LINGUAGEM VERBAL.
HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
- Aprimorar as habilidades orais e escritas através de
textos verbais e não verbais;
-Identificar as relações lógicas de temporalidade no texto;
- Analisar a construção da coerência em textos;
- Identificar como se constrói a unidade de sentido nos
textos verbais e não-verbais.
DESENVOLVIMENTO:
1º MOMENTO: Exposição da receita em cartaz, em seguida
instigá-los as temáticas (assuntos a serem trabalhados oralmente).
2º MOMENTO: Questionamento oral da ordem textual, ou seja,
as temáticas que a mesma aborda e que percebam a necessidade da coerência e da
coesão.
3º MOM ENTO: Proposta de atividade, onde os alunos ordenarão
o texto em seqüência para fixação de
conteúdos.
4º MOMENTO: Resolução das atividades propostas sejam elas
orais/escritas com orientação da professora sanando possíveis duvidas.
5º MOMENTO: Correção das atividades desenvolvidas, no
quadro, se necessário.
6º MOMENTO: Realização de leituras dos textos/atividades, individualmente/coletivamente.
AVALIAÇÃO: Será avaliado o desempenho nas atividades
propostas.
TP5
Secretaria Municipal
de Educação de Montividiu-Go
Gestão de
Aprendizagem Escolar – Gestarll
Tutora: Terezinha
Pereira Moraes
Relatório de estudo do TP5
Unidade 17 e 18 Estilo, Coerência e Coesão
Objetivos:
·
Compreender
a noção de estilo e o objetivo da estilística;
·
Identificar
a coerência entre textos verbais e não verbais;
·
Analisar
os mecanismos de coesão referencial e sequencial.
1º Momento:
Slide
– Coerência e Coesão
2º Momento:
Discussão
sobre as práticas escolares no ensino de língua Portuguesa proposta
pelo programa.
3º Momento:
Leitura
dos textos do TP5 – unidade 17 e 18, preparação para aplicação de atividades
em sala.
4º Momento:
Realização
de oficinas e atividades sobre estilo, coesão e coerência.
5º Momento:
Apresentação
das oficinas dos cursistas e das oficinas em sala de aula.
Oficinas:
Cursistas: Oficina – 09
Sala de aula: Projeto 1
TP5
Secretaria Municipal
de Educação de Montividiu-Go
Gestão de
Aprendizagem Escolar – Gestarll
Tutora: Terezinha
Pereira Moraes
Relatório de estudo do TP5
Unidade 19 e 20Estilo, Coerência e Coesão
Objetivos:
·
Distinguir
textos coerentes e coesos de outros não coerentes e não coesos;
·
Caracterizar
as relações lógicas de construção de significados implícitos na leitura;
·
Identificar
como se constrói a coerência nos textos.
1º Momento:
Slide
–Coerência e Coesão
2º Momento:
Discussão
sobre as práticas escolares no ensino de língua Portuguesa proposta
pelo programa.
3º Momento:
Leitura
dos textos do TP5 – unidade 19 e 20 preparação para aplicação de atividades
em sala.
4º Momento:
Realização
de oficinas e atividades sobre estilo, coesão e coerência.
5º Momento:
Apresentação
das oficinas dos cursistas e das oficinas em sala de aula.
Oficinas:
Cursistas: Oficina – 10
Sala de aula: Projeto – 1
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