domingo, 22 de abril de 2012

TP5 1° Encontros para estudo do TP5 Estilo, Coerência e Coesão

Encontro 03.10


                                                                    Encontros 17.10

Encontros 17.10


Encontros 22.10


Encontros 22.10


Encontros 31.10



Of.TP5  Apresentação Cursistas




Plano de Aula

Os provérbios no cotidiano...
Planejamento para disciplina de Português – 7º ANO “C”
·                                                                                                               


Disciplina: Português
Conteúdo: Provérbios

Tema: Os provérbios no cotidiano...
Objetivo: 
Explorar os provérbios que utilizamos no dia a dia
Material: 
Folha sulfite, caderno, lápis e borracha.
Conhecimento prévio:
Conhecer o significado da palavra provérbio.
Atividade motivacional: 
Questionar a turma sobre o que são provérbios. Pedir para quem souber alguns provérbios para que os contem.
Encaminhamento metodológico: 
Explicar o que significam os provérbios.
Provérbios ou ditados populares são frases que apresentam conselhos e/ou ensinamentos. São fórmulas prontas de raciocínio, que nos permite falar sem pensar muito. Surgem da boca do povo, mas nem sempre usam de sabedoria.
Pedir para que os alunos citem exemplos de provérbios. Contribuir exemplificando alguns:
- Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço.
- Cada cabeça uma sentença.
- Deus ajuda quem cedo madruga.
- Quem não arrisca não petisca.

Avaliação:
Em uma folha sulfite, entregar provérbios para serem analisados e interpretados individualmente.
Leia estes provérbios e escreva o que significam:
a) Filho de peixe, peixinho é.
b) Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.
c) Um dia da caça, outro do caçador.
d) Em boca fechada não entra mosca.
e) A galinha do vizinho é sempre mais gorda.
f) Não se pode julgar um livro pela capa.
g) Nem tudo que reluz é ouro.
h) É uma faca de dois gumes.
i) Em terra de cego, quem tem um olho é rei.
j) Quando a esmola é demais, o santo desconfia.
                                                           ALEXSSANDRA.


GESTAR II – Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Língua Portuguesa
Professora cursista: Glória Maria Plácido Tinôco
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Tema: Recurso de estilo
Objetivo específico
- Analisar a escolha do recurso de estilo utilizada, verificando-se de que maneira se consegue com ela efeitos de estética e de expressividade.
* Conteúdo
- Estilística
* Metodologia
- Conversa informal sobre o que cada um entende por estilo;
- Leitura do poema “Café com pão” feito pela professora com entonação e expressividade;
- Formação de grupos de dois e distribuição dos poemas: A casa; O pato; O relógio e As borboletas para os grupos;
- Propor que cada grupo crie um estilo diferente para leitura do poema;
- Apresentação dos poemas e discussão sobre o estilo usada por cada grupo para apresentação dos mesmos;
- Discussão sobre quais recursos foram utilizados pelos autores para dar expressividade e musicalidade aos poemas lidos;
- Leitura e análise oral e escrita do poema Café com pão;





Atividade 05 do gestar
Escola Municipal Armando Gomes da Fonseca
Diretora – Lori Sikorra dos Santos
Professora – Marcelina de Fátima dos Santos Silva
Tempo Previsto - 2 aulas
Disciplina – Língua Portuguesa
Série _ 9º Ano
Seqüência didática
Tema:
Estilistica
Coerência textual
Objetivos específicos:
_Identificar a importancia da coerência textual para que o mesmo tenha  uma boa interpretação de textos, bem como favoreça a ampliação do seu domínio na redação de textos.
_ Reconhecer o estilo do texto visualizando que cada autor  tem o seu estilo.
_ Reconhecer o que é uma coerência textual  visualizando uma aprendizagem de melhor eficacia ao adquirir a habilidades de compreender e redigir textos expressando tal caractéristica.
Habilidades:
_  Refletir  sobre o valor da coerência textual em frases e textos para uma efetiva comunicação de idéias e mensagens.
_ Dialogar sobre as caracteristicas de um texto que tenha coerência e outro que não tem;
_ Organizar e elaborar textos com coerência;
Desenvolvimento
1º Momento:
Questionar os educandos sobre o que eles sabem sobre coerência textual fazendo um levantamento de conhecimento previo para posterior apresentação  do  tema em pauta.
2º Momento:
Apresentação do tema através de um texto com coerência  e outro texto  sem coerência, pedir para os alunos lerem os textos e fazer a comparação dos mesmos verificando qual a diferencia entre os dois, destacando suas caractéristicas.
3º Momento:
Esclarecer as possíveis dúvidas que surgirem sobre o tema, possibilitando a internalização  do  mesmo para a realização das atividades;

4º Momento:
Serão distribuidas as atividades xerocopiadas para os educandos a professora fará a explicação de como devem  ser respondidas as atividades;
O texto de Pedro Paulo Pereira Pinto para os educandos completar com as palavras que estão faltando, e o  texto  “A unidade das imagens” onde os mesmos irão produzir uma história após a enumeração das imagens dando sequência na história.

5º Momento:
Realização das atividades propostas para verificação da aprendizagem,sendo feita  uma leitura pela professora para um melhor compreensão e posteriomente os alunos procederão à realização das mesmas.
6º Momento:
 Ao término da realização das atividades escritas, as mesmas serão corrigidas juntamente com os alunos verificando se houve  dúvidas para um novo esclarecimento sobre as mesmas;
Avaliação:
Serão observados todos os passos durante as atividades, levando em conta a participação dos alunos no desenvolvimento das mesmas.



TP 5 ESTILO COERÊNCIA E COESÃO
GESTAR 5ª OFICINA

Tempo previsto 05 aulas
Tema Estilo de música e instrumentos
Cursista: Messias

Objetivo:
            Despertar os alunos para a sonoridade, ritmo de cada instrumento, ao mesmo tempo relacionar as musicas conforme o seu estilo de vida.

1º momento
            Promover uma discussão sobre o tema em estudo onde os alunos poderão comentar sobre qual instrumento ou estilo de música que gosta.

2º momento
            Proposição de uma reflexão através do poema orquestra para que os alunos possam reconhecer os instrumentos na ilustração; esclarecer duvida de vocabulário.

3º momento
            Será passado no quadro o poema “Orquestra”
No dia em que a flauta cisma
De brigar com o violino
Cada um toca mais alto
Cada um toca mais fino
No seu canto o violoncelo,
Bonachão, escuta sério
Enquanto o piano aberto
Ri seu riso comprido
Ai o trombone acorda
E acaba com a folia
Ensurdece todo mundo
Com seu vozeirão.”
                           Elza Beatriz
4º momento
            Proposição de uma interpretação do poema oral:
a)      Que “arma” a flauta e o violino usam para brigar?
b)      O poema revela que a flauta e o violino são capazes de produzir um certo estilo de som
Que estilo é esse.
c)      Que foliam os instrumentos estava fazendo?
d)      Que “arma” o trombone usava para acabar com a folia?

5º momento
Os alunos produzirão um texto falando o estilo de música que curte no seu dia a dia em forma de poema, e ao mesmo tempo desenharam instrumentos musicais.

6º momento
            Proposição de apresentação de alguns estilos de som diferenciado com o Samuel da Assembleia de Deus e sua equipe.

Avalição
            Será realizado através de registro e o desempenho dos alunos e o desenvolvimento das atividades propostas e análise dos materiais produzidos pelos alunos.




JOGO DA COESÃO E COERÊNCIA
 Organização da classe
- Posicionar a turma em circulo 
 Capacidades a serem trabalhadas
- Assimilar que uma frase nasce da junção de diferentes palavras 
- Desenvolver a coerência e a coesão, trabalhando com o conceito de frase. 
 Material
- Quatro cubos com seis palavras cada (para cada cubo seis embalagens tetra pak de leite)
- Fita adesiva larga
- Fita adesiva colorida
- Palavras impressas (cubo 1- artigos e pronomes, cubo 2 – substantivos, cubo 3 – verbo de ligação, cubo 4 – adjetivos).  

Desenvolvimento
- Posicionar a turma em círculo  
-Escolher em cada momento quatro alunos para jogarem os dados simultaneamente
- Ler com eles as palavras sorteadas
- Questioná-los sobre como ordená-las para formar uma frase
- Permitir que variem os vocábulos em gênero, número e grau
- Após a estruturação de cada frase, outro grupo deverá jogar os cubos novamente, o que deve acontecer respeitando-se o nível de envolvimento e a necessidade da turma.
- Combinar com os alunos o número de frases das que foram estruturadas durante a atividade e que vão registrar em seus cadernos, cada aluno escolherá a frase de sua preferência. 






         Coesão e Coer. Celiane 14.11




Sequência didática
Cursista: Gloria
1 - Tema: Relações lógicas
2 – Tempo previsto: 5 aulas
3 - Objetivos específicos
- Identificar as relações lógicas na construção de sentidos do texto;
- Organizar informações dando coerência e sentido ao texto;
4 – Metodologia
- Entregar para os alunos um texto xerocopiado fora da ordem original dele e pedir que façam uma leitura silenciosa;
- Após a leitura, questionar sobre o que entenderam do texto lido;
- Pedir que tentem ordenar o texto e façam uma nova leitura do mesmo;
- Dialogar sobre a importância da ordem das informações para que o texto tenha entendimento;
- Entregar uma atividade xerocopiada contendo dois textos embaralhados para que os mesmos os coloquem na sequência correta;
- Questionar sobre quais pistas foram seguidas e se os textos tinham sentido antes da ordenação;
- Finalizar com uma receita com todas as informações desordenadas para que seja colocada em ordem de acordo com a estrutura da mesma;
6 – Avaliação
            Será feita através da observação da participação dos alunos nas atividades propostas e do conhecimento adquirido no decorrer das mesmas.





Oficina 06 do gestar

Escola Municipal Armando Gomes da Fonseca
Diretora – Lori Sikorra dos Santos
Professora _ Marcelina de Fátima dos Santos Silva
Tempo Previsto - 2 aulas
Disciplina – Língua Portuguesa
Série _ 9º Ano

Seqüência didática
Tema:
Coesão textual
Relações lógicas no texto
Objetivos específicos:
_ Reconhecer e empregar artigos, pronomes e conjunções em textos diferenciando a coesão lexical e a gramatical juntamente com a relação lógica do texto. 
_ Identificar as características da coesão lexical e gramatical, diferenciando-as e exercitando sua aplicação em textos e frases.
_ Reconhecer que todo texto tem uma sequência de seus acontecimentos visualizando as relações lógicas dos mesmos, fazendo afirmação ou negação dos fatos.
_ Ter noções básicas de coesão e relações lógica do texto.
Habilidades:
_ Produzir textos  observando a coesão e suas relações  lógicas dos acontecimentos.
 ­_ Reconhecer e analisar elementos linguísticos responsáveis pelo estabelecimento da coesão textual.
 _ Identificar a interdependência semântica entre os elementos constituintes de um texto responsáveis pelo estabelecimento da coesão e a relação lógica do mesmo, observando a negação ou afirmação dos fatos.
Desenvolvimento
1º momento:
A professora fará um questionamento oral sobre o que o educandos sabem sobre coesão e relações lógicas do texto, identificando o conhecimento prévio dos mesmos para então fazer a apresentação do tema em estudo  de forma mais ampla.
 2º Momento:
Apresentação do tema através de pequenas definições no quadro giz e logo após a professora fará a explicação sobre o mesmo mostrando que coesão diz respeito às articulações gramaticais existentes entre palavras, frases e orações no plano lingüístico.
3º Momento:
Após a explicação dialogada com os alunos, deverão ser esclarecidas todas as possíveis dúvidas existentes na sala, possibilitando uma aprendizagem com mais eficácia
4º Momento:
Aplicação de exercícios sobre coesão textual e relações lógicas no texto, possibilitando, aos alunos, a identificação das características expressas nos temas estudados.
5º Momento:
Correção das atividades, sanando as possíveis dúvidas.

Avaliação:
Serão avaliados na participação e desempenho nas atividades.






6ª OFICINA
Série: 6º ano
Cursista: Messias
Tema: Coesão e Coerência
Objetivo:
Analisar a construção da coerência em textos verbais e visuais.
1º momento: Promover uma sondagem em sala de aula sobre o tema proposto “Coerência e Coesão” para avaliar o conhecimento dos alunos, em seguida distribuir um xerox da biografia do jogador de futebol Neymar da Silva Santos Júnior.
2º momento: Proposição dos significados de “Coerência e Coesão”, passando na lousa, explicando que a coerência é a ligação de cada uma das partes do texto com o seu todo, de forma que não haja contradição.
3º momento: Desvendando um enigma fazendo uma leitura de imagens que permite construir algumas ideias a respeito das figuras colocadas na lousa de uma pessoa famosa do Brasil.
4º momento: Comentando oralmente pelo professor várias pistas desta pessoa da foto, por exemplo: quando foi tirado, onde nasceu as grandes vitórias que muito alegram a população brasileira.
5º momento: Passado na lousa a biografia da pessoa em discussão para melhor o desvendamento por parte dos alunos para ver quem descobre que é.
6º momento: Será colocada na lousa uma seqüência de retrato da carreira de Airton Senna e em seguida pedir aos alunos que faça um texto coerente com os fatos em sequências.


RELATÓRIA DA 6ª OFICINA
Foi uma aula muito participativa e até mesmo empolgante quando expus a biografa de Neymar na lousa, cada aluno comentou um pouco sobre sua vida deste ídolo brasileiro, de sua importância para o mundo futebolístico nacional.
Por outro lado fiz uma leitura de duas imagens que permitiu os alunos a construir algumas ideias a respeito das “pistas” ou informações sobre cada cena.
Veja o exemplo:
Esta foto foi tirada em 1967, na zona norte de São Paulo. O garoto da foto nasceu em 1960, teve uma vida repleta de grandes emoções. Logo rapaz, foi campeão numa modalidade de esporte muito especial de alto risco. Ele representou muito bem o Brasil em suas competições e por muitas vezes balançou como ninguém a Bandeira Brasileira, em comemoração as vitórias que conquistou...
 Com essas informações os alunos não tiveram dúvidas todos acertaram o esporte Fórmula 1, mas todos disseram que eram Rubim e apenas disse que era Seninha e um garoto acertou de cheio Airton Senna do Brasil, e em seguida produziu um belo texto sobre esses atletas em anexos.




Oficina 9 do TP 5

Professoras cursistas:Gloria Maria Plácidos Tinoco
                                    Ivone Vaz Ribeiro Moreira
                                    Marcelina de Fátima dos Santos Silva
                                    Vânia Márcia Foscheira

Tema:
Coerência e Coesão textual
Objetivos específicos:
Ø  Pesquisar no dicionário ou em Gramática o significado das palavras: coerência e coesão. 
Ø  Identificar as características próprias de textos que apresentem coerência e coesão textual.
Ø  Ler, interpretar e redigir textos com temas interessantes exercitando o reconhecimento das características próprias dos temas em estudo possibilitando o exercício da criação de textos pelas demais cursistas.

 Desenvolvimento:
1º Momento:
Propor questionamentos orais, sobre o tema para fazer um levantamento do conhecimento prévio, dos demais cursistas, sobre as características da coerência e coesão textual.
2º Momento:
Orientar as cursistas para que pesquisem em dicionário ou Gramática da Língua Portuguesa a definição dos termos coerência e coesão.
3º Momento;
Apresentação de textos diversos em slides, para que os cursistas façam a identificação das características que compõem um texto com coerência e coesão, através de questionamentos orais.
4º Momento:
Proposição de uma produção de textos, explorando os recursos da coerência e da coesão, alguns temas serão propostos.
5º Momento:
Proposição de um momento de discussão onde cada cursista poderá ler o seu texto para as colegas.
Avaliação
A participação de todos durante as atividades.





ESCOLA MUNICIPAL ARMANDO GOMES DA FONSECA.
CURSISTAS: ALEXSSANDRA, CELIANE, Mª CLAUDETE E MESSIAS.
TUTORA: TEREZINHA.
OFICINA – 10 – TP 5 UNIDADE 20 – RELAÇÕES LÓGICAS NO TEXTO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

TEMAS A SEREM TRABALHADOS:
-COERENCIA / COESAO;
- EXPRESSAO (ORAL / ESCRITA);
- LINGUAGEM VERBAL.

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
- Aprimorar as habilidades orais e escritas através de textos verbais e não verbais;
-Identificar as relações lógicas de temporalidade no texto;
- Analisar a construção da coerência em textos;
- Identificar como se constrói a unidade de sentido nos textos verbais e não-verbais.

DESENVOLVIMENTO:
1º MOMENTO: Exposição da receita em cartaz, em seguida instigá-los as temáticas (assuntos a serem trabalhados oralmente).
2º MOMENTO: Questionamento oral da ordem textual, ou seja, as temáticas que a mesma aborda e que percebam a necessidade da coerência e da coesão.
3º MOM ENTO: Proposta de atividade, onde os alunos ordenarão o texto em seqüência  para fixação de conteúdos.
4º MOMENTO: Resolução das atividades propostas sejam elas orais/escritas com orientação da professora sanando possíveis duvidas.
5º MOMENTO: Correção das atividades desenvolvidas, no quadro, se necessário.
6º MOMENTO: Realização de leituras dos textos/atividades, individualmente/coletivamente.

AVALIAÇÃO: Será avaliado o desempenho nas atividades propostas.  






TP5
Secretaria Municipal de Educação de Montividiu-Go
Gestão de Aprendizagem Escolar – Gestarll
Tutora: Terezinha Pereira Moraes

                                           Relatório de estudo do TP5
                    Unidade 17 e 18  Estilo, Coerência e Coesão
Objetivos:
·         Compreender a noção de estilo e o objetivo da estilística;
·         Identificar a coerência entre textos verbais e não verbais;
·         Analisar os mecanismos de coesão referencial e sequencial.


1º Momento:
            Slide – Coerência e Coesão

2º Momento:
            Discussão sobre as práticas escolares no ensino de língua Portuguesa proposta
pelo programa.

3º Momento:
            Leitura dos textos do TP5 – unidade 17 e 18, preparação para aplicação de atividades
em sala.

4º Momento:
            Realização de oficinas e atividades sobre estilo, coesão e coerência.

5º Momento:
            Apresentação das oficinas dos cursistas e das oficinas em sala de aula.

Oficinas:
Cursistas: Oficina – 09
Sala de aula: Projeto 1


TP5
Secretaria Municipal de Educação de Montividiu-Go
Gestão de Aprendizagem Escolar – Gestarll
Tutora: Terezinha Pereira Moraes

Relatório de estudo do TP5
   Unidade 19 e 20Estilo, Coerência e Coesão
Objetivos:
·        Distinguir textos coerentes e coesos de outros não coerentes e não coesos;
·        Caracterizar as relações lógicas de construção de significados implícitos na leitura;
·        Identificar como se constrói a coerência nos textos.


1º Momento:
            Slide –Coerência e Coesão

2º Momento:
            Discussão sobre as práticas escolares no ensino de língua Portuguesa proposta
pelo programa.

3º Momento:
            Leitura dos textos do TP5 – unidade 19 e 20 preparação para aplicação de atividades
em sala.

4º Momento:
            Realização de oficinas e atividades sobre estilo, coesão e coerência.

5º Momento:
            Apresentação das oficinas dos cursistas e das oficinas em sala de aula.

Oficinas:
Cursistas: Oficina – 10
Sala de aula: Projeto – 1


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