domingo, 22 de abril de 2012

TP4 1º Encontros para estudo do TP4 Leitura e Processo de Escrita I

Encontro 02.05



Encontro 09.05



                                                                     Encontro 18.04



Encontro 25.04



Encontro 30.05





3ª Oficina

Série: 6ºs anos
Tema: Cartão Postal
Tempo Previsto: 04 aulas
Disciplina: Língua Portuguesa
Cursista: Messias

Habilidades:
            Incentivar o educando integrar-se no mundo atual, caracterizado pelo avanço tecnológico e pelo grande intercâmbio entre os povos.
Objetivos:
            Descobrir as dimensões e os sentidos dos alunos ao construir um cartão postal percebendo algumas atitudes e valores da pré-adolescência.
1º momento
            Foi feito um diagnóstico com os alunos sobre o conhecimento do tema:
            Você já recebeu um cartão postal? Você já enviou um cartão postal? Você conhece um cartão postal?
2º momento
            Proposição de explicação da importância da construção de um cartão postal e enviar a uma pessoa que está distante.
3º momento
            Proposição de amostragens  de alguns cartões postais do Rio de Janeiro, Mato Grosso e da Legião da Boa Vontade e Brasil nativo. Para melhor integridade e conhecimento dos alunos.
4º momento
            Proposição e separação da sala em grupo de quatro alunos igual em equipes construíram um cartão postal com a orientação do professor.
5º momento
            Proposição de apresentação de cada aluno o seu cartão postal para a sala e ao professor.
6º momento:
            Proposição de colagem dos cartões no quando do 6º A e fotografado pela coordenadora Mauricélia.




Com. Dia das Mães 09.05




Com. Páscoa Gestar








MONTIVIDIU, 16 DE MAIO DE 2011.

PROF. ALEXSSANDRA                         GESTAR: 2                               7º ANO.


OFICINA - CONVITES


SEÇÃO – 03
Conhecimento prévio e atividades de escrita, leitura e produção de textos.


OBJETIVOS:
- Produzir atividades significativas com intuito de explicar a importância de convites no dia-a-dia, considerando o que os mesmos já possuem sobre o conteúdo ministrado.
Sequencia didática.


OBJETIVOS:
- Exercitar as habilidades oraiseescritas dos convites;
- Aprimorar a escrita através dos convites;
- Confeccionar convites com intuito de melhorar a escrita.


      * DESENVOLVIMENTO:
1º Momento: Apresentação de vários convites no mural, onde instiguei a atenção para os diferentes tipos de convites.
2º Momento: Fazer a leitura e interpretação dos mesmos, para que torne fácil o aprendizado.
3º Momento: Todos os educandos tiveram o compromisso de trazer de casa convites, onde possivelmente tenham recebido de alguém, para que juntos discutirmos os diferentes convites.
4º Momento: Com os convites, montaremos um mural para respectivos.
5º Momento: Elaborar um convite para o colega.
6º Momento: Enviar o convite para o colega onde um fará a correção do outro.


AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados através das atividades propostas.




Montividiu, 16 de Maio de 2011.
Cursista: Celiane

3ª Oficina
Seção 03
Conhecimento prévio e a atividade da leitura e escrita.

Objetivo da seção (aulas)
Produzir atividades de preparação da escrita considerando a cultura local, a regional e a nacional.

Sequência didática
Objetivos
·        Aprimorar as habilidades orais/escritas através de anúncios e convites das festas tradicionais do município.
·        Elaborar convites (festa junina).
·        Discutir os eventos tradicionais do município.
Público Alvo: 8ºs anos
Tempo estimado: 05 aulas

Unidade didática
Expressão (oral/escrita)
·        Variedades linguísticas. (linguagem padrão e não padrão= Regionalismo
·        Anúncio/Convite (festas tradicionais do município, festas juninas, festa da colheita e festa da Nossa Senhora da Abadia).

Material necessário e recursos didáticos
·        Cartazes
·        Atividades xerocopiadas

Desenvolvimento
1º momento: Apresentação de cartazes de algumas festas tradicionais (Festa da colheita/Festa Nossa Senhora D’Abadia) entre outras com a orientação da coordenadora Rosa Helena, falando sobre esses eventos.
2º momento: Instigar o conhecimento dos alunos a respeito das festas tradicionais do município, essas apresentadas no momento anterior. Dialogar
sobre as mesmas.
3º momento: Questionamento coletivo a respeito dos eventos tradicionais da cidade ressaltando outras culturas (nacional+regional).
4º momento: Proposição de atividades para melhor compreensão de conteúdo. (atividade xerocopiada).
5º momento: Realização de leitura coletiva e individual das atividades desenvolvidas.
6º momento: Elaboração de convites (festa junina); da escola e em seguida seleção de alguns para que sejam elaborados.
7º momento: Reprodução de um evento apresentado. (escrito)
8º momento: Correção (oral/escrita) das atividades propostas.

Avaliação
Os alunos serão avaliados coletivamente/individualmente o empenho, participação nas atividades propostas sejam elas orais ou escritas.




GESTAR II – Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Língua Portuguesa
Professora cursista: Glória Maria Plácido Tinôco

1 – Tema: Convites

2 – Objetivo específico   
- Refletir sobre os usos e as funções da escrita nas práticas do cotidiano.

3 - Metodologia
1º momento: Apresentação da música “Baião” de Luis Gonzaga escrito na lousa;
2º momento: Questionamentos sobre o conhecimento dos alunos em relação ao ritmo da 
dança Baião;
3º momento: Questionamentos orais sobre os ritmos musicais dançados no sertão e em festa Junina;
4º momento: Comentários sobre que tipos de convites são feitos para festas Juninas;
5º momento: Leitura e análise escrita da música;
6º momento: Proposição da confecção de convites para um forro ou uma festa junina;
7º momento: Correção dos convites confeccionados e exposição no mural;




3ª Oficina

Série: 6ºs anos A,C – disciplina Língua Portuguesa
Tema: “Convite”
Tempo previsto: 02 (duas) aulas – 29-04-2011
Cursista: Messias 

Habilidades:
            Incentivar os alunos a buscar formas criativas e variadas de apresentação dos conceitos, que sejam, porém, adequados ao tema e às características de cada um.
Objetivos:
            Incentivar os alunos a tentar descobrir a importância de comunicar uma pessoa através de um convite para uma festa tomando consciência da evolução da comunicação visual ao longo da história.
1º momento
            Foi feito uma sondagem com os alunos sobre o conhecimento de vários convites como por exemplo: O que é um convite para você? Você já fez um convite a alguém? Você já recebeu um convite escrito? Para você qual é a diferença entre convite escrito e verbal?
2º momento:
            Proposição de uma explicação sobre a importância de receber e enviar um convite a uma pessoa que é querida por nós e foi mostrado os vários tipos de convites e as maneiras que eles são confeccionados.
3º momento:
            Proposição de um grupo de 04 alunos em uma “cartolina” . O qual os alunos farão um convite de variadas festas regionais e remetem a uma pessoa de família ou amigo.
Avaliação:
            Participação dos alunos nas redações propostas.




Cursista: Ivone
1º momento



  • Foi realizada uma roda de ideias para que os alunos comentassem se têm o hábito de observar os rótulos dos produtos que consomem. 

2º momento



  • Os alunos viram algumas imagens de rótulos no data show para que analisassem que tipo de linguagem foi empregada (verbal e não-verbal) e é usada nos rótulos dos produtos que consumimos no dia a dia. 

3º momento



  • Foi feita a análise de um dos rótulos mostrados no data show:

O que é?

Para que serve?

É usado por quem e quando?
É grande ou pequeno?
É barato ou caro?

4º momento

  • Foram colocados vários rótulos ou embalagens dentro de uma caixa que tinha um furo no centro, para que os alunos colocassem a mão, falassem as características do produto que estavam segurando dentro da caixa para que os colegas adivinhassem o que era. 
5º momento

  • Foi realizada uma atividade escrita no caderno relacionada aos rótulos trazidos pelos alunos.



Oficina 03 do gestar
Escola Municipal Armando Gomes da Fonseca
Diretora – Lori Sikorra dos Santos
Cursista:  Marcelina
Seqüência didática
Tempo Previsto - 2 aulas
Disciplina – Língua Portuguesa

Tema: Reportagem e propaganda 

Objetivos específicos:
_ Demonstrar a importância da propaganda e a reportagem para a divulgação de qualquer evento;
_ Identificar a diferença entre propaganda e a reportagem mostrando que cada uma tem seu valor nas divulgações;
_ Reconhecer as características de cada um dos gêneros;
Habilidades:
_  Produzir textos, simulando uma situação de uso , considerando o destinatário, a finalidade e os espaços de circulação;
_ Empregar adequadamente a pontuação na elaboração de texto instrucional considerando sua importância para à clareza e compreensão do mesmo;
_ Ler textos de propagandas e reportagens, identificando a função dos elementos;

Desenvolvimento
1º Momento:
Fazer um levantamento sobre as principais festas folclóricas, religiosas e populares de nossa comunidade.
2º Momento:
Questionar os educandos sobre quais são as diferenças entre reportagem e propaganda, como forma de levantar o conhecimento prévio dos alunos;
3º Momento:
Esclarecer as possíveis duvidas e curiosidades que surgirem, possibilitando a internalizarão do tema apresentado, deixando claras  as diferenças entre os dois gêneros, ressaltando  a importância dos mesmos na comunicação;
4º Momento:
Dividir a sala em grupos com quatro alunos cada, para a realização das atividades;
5º Momento:
Preposição das atividades, sendo que a metade dos grupos elaborará textos do gênero  propaganda e a outra metade redigirá textos do gênero  reportagem;
6º Momento:
Apresentação de várias fotos das principais festas da nossa região, tanto como as de tradições folclóricas, religiosas e populares;
7º Momento:
 Ao termino da realização das atividades escritas, as mesmas serão recolhidas para correção;
Avaliação:
Serão observados todos os passos durante as atividades, como participação, interesse e produções dos alunos.


RELATÓRIO DA OFICINA 03 DO GESTAR

FESTA EM LOUVOR A NOSSA SENHORA DA ABADIA
Esta festa é realizada sempre na 2ª quinzena de agosto de cada ano, para que a data não coincida com a Festa da fazenda. A devoção a Nossa Senhora da Abadia vem dos antigos migrantes de descendência portuguesa que se instalaram nessas terras no período em que aqui chegaram às famílias sofreram muitos ataques de índios que saqueavam as fazendas e matavam o gado e também moradores. Os devotos de Nossa Senhora da Abadia pediram a intercessão dela, junto a seu filho Jesus, pedindo que Ele os livrasse dos ataques indígenas, e fizeram uma promessa de doar terras ao Patrimônio de Nossa Senhora da Abadia e auxiliar na construção da igreja em devoção à Santa. Eles foram atendidos em seus pedidos e cumpriram sua promessa, por isso em todos os anos realizam-se festas em louvor à Padroeira, também a festa tradicional nas fazendas, mantidas donativos dos fazendeiros, como a festa Paroquial também mantida pelos devotos.
O título de Nossa Senhora da Abadia vem de uma pequena cidade portuguesa, onde havia uma Abadia (tipo de um mosteiro) onde ocorreram aparições de Maria, mãe de Jesus.
Na festa paroquial ocorrem missas em louvor a Nossa Senhora, com a benção das sementes para o próximo plantio. Destacamos na festa a realização de leilões de prendas, ceias, gado, etc.   

FESTA DA COLHEITA
A festa da colheita é realizada sempre no final do mês de maio, iniciando com a Missa em louvor a Deus pela colheita farta com que Deus nos brindou, a missa é realizada no domingo pela manhã e em seguida os fiéis dirigem-se ao salão Paroquial para saborear o tradicional Costelão. Trata-se de um almoço à moda dos gaúchos, com comidas típicas dos migrantes do sul do país que vieram enriquecer a nossa cultura Montividiuense. Ocorrem leilões de bolos, tortas e garrafões de vinhos, produtos agrícolas e muitos fazendeiros fazem doações à igreja como forma de colaborar com a manutenção da paróquia e seus ministérios, pastorais e até mesmo construções e reformar nas benfeitorias já existentes. 





4ª Oficina

Série: 6ºs anos
Tema: Cartão Postal
Tempo Previsto: 04 aulas
Disciplina: Língua Portuguesa
Cursista: Messias

Habilidades:
            Incentivar o educando integrar-se no mundo atual, caracterizado pelo avanço tecnológico e pelo grande intercâmbio entre os povos.
Objetivos:
            Descobrir as dimensões e os sentidos dos alunos ao construir um cartão postal percebendo algumas atitudes e valores da pré-adolescência.
1º momento
            Foi feito um diagnóstico com os alunos sobre o conhecimento do tema:
            Você já recebeu um cartão postal? Você já enviou um cartão postal? Você conhece um cartão postal?
2º momento
            Proposição de explicação da importância da construção de um cartão postal e enviar a uma pessoa que está distante.
3º momento
            Proposição de amostragensde alguns cartões postais do Rio de Janeiro, Mato Grosso e da Legião da Boa Vontade e Brasil nativo. Para melhor integridade e conhecimento dos alunos.
4º momento
            Proposição e separação da sala em grupo de quatro alunos igual em equipes construíram um cartão postal com a orientação do professor.
5º momento
            Proposição de apresentação de cada aluno o seu cartão postal para a sala e ao professor.
6º momento:
            Proposição de colagem dos cartões no quando do 6º A e fotografado pela coordenadora Mauricélia.




Gestar: Tema: Cartão Postal
Sequência didática sobre o Projeto –
CURSISTA: VANIA MARCIA FOSCHEIRA

Ano escolar: 7º Ano

Tempo de realização: 7 aulas


Objetivos:
Reconhecer a importância do Cartão Postal como forma de corresponder-se com amigos e familiares.
Incentivar a pesquisa pela história do Cartão Postal, para ampliar o conhecimento sobre o mesmo,
Preencher cartão postal e enviar a colegas de sala como forma de ampliar as formas de comunicação


Conteúdo
- Linguagem escrita;

Procedimentos: 
1º momento: Apresentação do título do Projeto Cartão Postal. Diagnosticando o conhecimento dos mesmos sobre esse meio de comunicação. Ex. (você já recebeu? Já enviou, conhece?)


2º momento: Partindo dos conhecimentos prévios dos alunos, instigando a curiosidade acerca dos cartões postais, apresentar a História do mesmo em texto xerocopiado.

3º momento: Apresentar aos alunos vários Cartões Postais de Montividiu, para que escolham dois.

4º momento- Solicitar que escrevam uma mensagem e em duplas troque os cartões e colem em seus cadernos.

5º momento:
: Apresentar aos alunos a atividade de intercâmbio e trocar cartões com alunos de outra sala, incentivando a comunicação escrita e ampliando as amizades.

:momento: solicitar aos alunos que façam um relatório escrevendo suas expectativas, dúvidas e descobertas sobre os cartões postais.

Avaliação: Os alunos serão avaliados na participação das atividades orais e escritas.


O cartão postal

O Brasil instituiu o cartão-postal pelo Decreto nº 7695, de 28 de abril de 1880, proposto pelo Ministro da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, conselheiro Manuel Buarque de Macedo,  o chamado “bilhete-postal” ou “carta-postal” passou a ser impresso no Brasil.


 O cartão-postal é uma simplificação da carta. Trata-se de um pequeno retângulo de papelão fino, com a intenção de circular pelo Correio sem envelope, tendo uma das faces destinada ao endereço do destinatário, postagem do selo, mensagem do remetente e na outra alguma imagem.
A vantagem dos postais, como também são conhecidos, é o porte de valor inferior ao das cartas comuns e a dispensa do uso do envelope tornava a correspondência mais fácil e mais barata.
Os primeiros cartões-postais emitidos (hoje conhecidos como inteiros–postais) eram de monopólio oficial e já vinha selados. Com o decorrer dos anos outros países passaram a autorizar as indústrias a imprimirem cartões-postais para circularem pelos correios depois de serem devidamente selados no valor do porte fixado.
Cartão-postal britânico, 1890                                          Modelo de Cartão-Postal

 

 










Hoje os Cartões postais  tradicionais estão sendo substituídos por cartões virtuais, ou e-mails.






ESCOLA MUNIPAL ARMANDO GOMES DA FONSECA.

GESTAR 2

OFICINA: CARTÃO POSTAL
·         OBJETIVOS:
      Cursista: Alexsandra
Conhecimento prévio sobre o cartão postal, atividades de escrita, leitura e produção de textos.

SEQUENCIA DIDATICA.
·         OBJETIVOS:
- Conhecer o cartão postal;
- Compreender sua utilidade no dia-a-dia;
- Demonstrar cartões postais de nossa cidade e de outras, diferenciando assim.

   * DESENVOLVIMENTO:
1º MOMENTO: Em uma breve conversa, fazer questionamentos sobre o cartão postal.
2º MOMENTO: Observar vários cartões, com imagens diferentes.
3º MOMENTO: Com cartão postal de Montividiu,nossa cidade demonstrar alguns pontos importantes, chamando atenção do lugar, sua importância e o verso do cartão. Explicar cada passo do preenchimento e o envio.
4º MOMENTO: Com o cartão postal (Montividiu) em mão, preencheremos para produzir textos, e colar no caderno.
5º MOMENTO: Através de dinâmica faremos uma parceria com outra turma de 7º Ano, onde trocaremos nomes e series para fazer troca de cartão postal com colegas, e um colega envia para o outro.
6º MOMENTO: Enviar um cartão para o colega, eles farão a correção um do outro.

·         AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados através da participação e atividades propostas.




GESTAR II – Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Língua Portuguesa
Professora cursista: Glória Maria Plácido Tinôco

1 – Tema: Cartuns - Bullying
2 – Objetivo específico
- Identificar o uso diferentes tipos de linguagens(verbal/não verbal) utilizadas nas situações comunicativas.
3 - Metodologia
1º momento: Fazer um levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto bullying deixando que se expressem a vontade sobre o tema;
2º momento: Distribuição de uma cópia do artigo retirado do Jornal de Psicopedagogia sobre o assunto bullying;
3º momento: Leitura coletiva do mesmo com debate direcionado sobre o tema através de questionamentos feitos pela professora;
4º momento: Proposição da confecção de cartuns para que se expressem livremente, através de desenhos, sobre o tema;
5º momento: Apresentação dos cartuns para os colegas onde cada um falará que tipo de bullying foi retratado;
6º momento: Exposição dos cartuns no mural;






Montividiu, 30 de Maio de 2011.
Cursista: Celiane

4ª Oficina
Seção 03
Conhecimento prévio e a atividade da leitura e escrita.
Objetivo da seção (aulas)
Produzir atividades de preparação da escrita considerando a cultura local, a regional e a nacional.
Sequência didática
Objetivos
·        Aprimorar as habilidades orais/escritas através de anúncios e convites das festas tradicionais do município.
·        Elaborar convites (festa junina).
·        Discutir os eventos tradicionais do município.
Público Alvo: 8ºs anos
Tempo estimado: 05 aulas
Unidade didática
Expressão (oral/escrita)
·        Variedades linguísticas. (linguagem padrão e não padrão= Regionalismo
·        Anúncio/Convite (festas tradicionais do município, festas juninas, festa da colheita e festa da Nossa Senhora da Abadia).
Material necessário e recursos didáticos
·        Cartazes
·        Atividades xerocopiadas
Desenvolvimento
1º momento: Apresentação de cartazes de algumas festas tradicionais (Festa da colheita/Festa Nossa Senhora D’Abadia) entre outras com a orientação da coordenadora Rosa Helena, falando sobre esses eventos.
2º momento: Instigar o conhecimento dos alunos a respeito das festas tradicionais do município, essas apresentadas no momento anterior. Dialogar
sobre as mesmas.
3º momento: Questionamento coletivo a respeito dos eventos tradicionais da cidade ressaltando outras culturas (nacional+regional).
4º momento: Proposição de atividades para melhor compreensão de conteúdo. (atividade xerocopiada).
5º momento: Realização de leitura coletiva e individual das atividades desenvolvidas.
6º momento: Elaboração de convites (festa junina); da escola e em seguida seleção de alguns para que sejam elaborados.
7º momento: Reprodução de um evento apresentado. (escrito)
8º momento: Correção (oral/escrita) das atividades propostas.
Avaliação
Os alunos serão avaliados coletivamente/individualmente o empenho, participação nas atividades propostas sejam elas orais ou escritas.






Escola Municipal Armando Gomes da Fonseca.                                                          
Diretora: Lori Sikorra.                                                                                          
Coordenadoras: Rosa Helena, Marcelina, Aline, Liana e Mauricélia.
Professora: Ivone
Disciplina: Língua Portuguesa
Aluno(a)_____________________                              Série:____________
                              
                                 Reescrevendo o texto



               Reescreva a história acima em forma de diálogo. Não se esqueça de usar a pontuação correta.     


             ________________________________________________________________________
             ________________________________________________________________________
             ________________________________________________________________________
             ________________________________________________________________________
             ________________________________________________________________________
             ________________________________________________________________________
    1º momento


Foram mostradas no “data show” algumas histórias em quadrinhos para que os alunos pudessem interpretá-las. Foi explicado nesse momento sobre onomatopeias e interjeições.
   
    2º momento


Trabalho em dupla – cada dupla recebeu uma história em quadrinhos para que  lessem a história e contassem aos colegas.
    
     3º momento


Foi realizada uma atividade de interpretação de três histórias em quadrinhos da turma da Mônica. 
   
     4º momento


Os alunos leram a história em quadrinhos “Gente como a Gente” e fizeram a interpretação oral e escrita da mesma.
   
     5º momento


Os alunos reescreveram uma história em quadrinhos  com a Mônica e a Magali em forma de diálogo.






ESCOLA MUNICIPAL ARMANDO GOMES DA FONSECA.
CURSISTAS: ALEXSSANDRA, CELIANE, Mª CLAUDETE E MESSIAS.
TUTORA: TEREZINHA.
OFICINA – 10 – TP 5 UNIDADE 20 – RELAÇÕES LÓGICAS NO TEXTO
SEQUÊNCIA DIDATICA
TEMAS A SEREM TRABALHADOS:
-COERENCIA / COESAO;
- EXPRESSAO (ORAL / ESCRITA);
- LINGUAGEM VERBAL.

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
- Aprimorar as habilidades orais e escritas através de textos verbais e não verbais;
-Identificar as relações lógicas de temporalidade no texto;
- Analisar a construção da coerência em textos;
- Identificar como se constrói a unidade de sentido nos textos verbais e não-verbais.

DESENVOLVIMENTO:
1º MOMENTO: Exposição da receita em cartaz, seguida instigá-los as temáticas (assuntos a serem trabalhados oralmente).
2º MOMENTO: Questionamento oral da ordem textual, ou seja, as temáticas que a mesma aborda e que percebam a necessidade da coerência e da coesão.
3º MOM ENTO: Proposta de atividade, onde os alunos ordenarão o texto em seqüência  para fixação de conteúdos.
4º MOMENTO: Resolução das atividades propostas sejam elas orais/escritas com orientação da professora sanando possíveis duvidas.
5º MOMENTO: Correção das atividades desenvolvidas, no quadro, se necessário.
6º MOMENTO: Realização de leituras dos textos/atividades, individualmente/coletivamente.

AVALIAÇÃO: Será avaliado o desempenho nas atividades propostas.  






TP4
Secretaria Municipal de Educação de Montividiu-Go
Gestão de Aprendizagem Escolar – Gestarll
Tutora: Terezinha Pereira Moraes

Relatório de estudo do TP4
   Unidade 13 e 14 Leitura e Processos de escrita l
Objetivos:
·         Refletir sobre os usos e as funções da escrita no cotidiano;
·         Relacionar o letramento como as práticas da cultura local;
·         Reconhecer a diversidade cultural através da leitura.

1º Momento:
            Slide – Letramento e letramento 2 Magda Soares

2º Momento:
            Discussão sobre as práticas escolares no ensino de Língua Portuguesa proposta
pelo programa.

3º Momento:
            Leitura dos textos do TP4 – unidade 13 e 14,  preparação para aplicação de atividades
em sala.

4º Momento:
            Realização de oficinas e atividades de textos e o reconhecimento da cultura local e sua
diversidade através da leitura.

5º Momento:
            Apresentação das oficinas dos cursistas e das oficinas em sala de aula.

Oficinas:
Cursistas: Oficina – 07
Sala de aula: Projeto – 1


TP4
Secretaria Municipal de Educação de Montividiu-Go
Gestão de Aprendizagem Escolar – Gestarll
Tutora: Terezinha Pereira Moraes

Relatório de estudo do TP4
   Unidade 15 e 16 Leitura e Processos de Escrita l
Objetivos:
·         Produzir texto relacionados a cultura local, regional e nacional;
·         Reconhecer a diversidade cultural através da cultura local;
·         Refletir sobre os usos e as funções da escrita no cotidiano.


1º Momento:
            Slide – Poesia e letramento de Magda Soares.

2º Momento:
            Discussão sobre as práticas escolares no ensino de língua Portuguesa proposta
pelo programa.

3º Momento:
            Leitura dos textos do TP4 – unidade 15 e 16,  preparação para aplicação de atividades
em sala.

4º Momento:
            Realização de oficinas e atividades de textos e o reconhecimento da estrutura textual.

5º Momento:
            Apresentação das oficinas dos cursistas e das oficinas em sala de aula.

Oficinas:
Cursistas: Oficina – 08
Sala de aula: Projeto – 2

*Análise do filme: Narradores de Javé 




Nenhum comentário:

Postar um comentário